Trabalho individual 2º semestre administraçao
Por: Cris Alves • 30/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.952 Palavras (12 Páginas) • 262 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4
2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4
2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4
3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.............................................................4
3 METODOS QUANTITATIVOS APLICADOS A GESTAO EMPRESARIAL.............6
3.1. MEDIDAS DESCRITIVAS.....................................................................................6
3.1.1. Medidas de Tendências Centrais.......................................................................6
3.1.1.1. Medidas de Dispersão.....................................................................................6
3.1.1.1.1. Técnicas de Amostragem Probabilística......................................................8
3.2. NUMEROS INDICES.............................................................................................9
4. ETICA, POLITICA E SOCIEDADE..........................................................................9
5. CONCLUSÃO........................................................................................................11
REFERENCIA............................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, macro e microeconomia, métodos quantitativos, ética, política e sociedade e semanário de uma forma abrangente e clara. O entendimento desses assuntos é indispensável para um administrador em formação que visa se qualificar adequadamente. Em relação a macroeconomia e microeconomia tem temas relevantes como a análise da estrutura de oligopólio no setor supermercadista da economia Nacional e do Rio Grande do Sul. Quanto a métodos quantitativos aplicados a gestão empresarial podemos perceber é uma ferramenta de suma importância nas tomadas de decisões dentro das organizações para um melhor desempenho de gestores e gerentes. E ética, sociedade e política são costumes e valores que alteram a gestão administrativa e organização social.
2 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
O comércio de um modo geral teve um grande crescimento nas últimas décadas devido o enorme desenvolvimento da tecnologia, o que gerou várias técnicas de gestão eficientes, maiores conhecimentos em diversas áreas que vão desde produtos á serviços, tornando assim novos modelos organizacionais. Com esses novos fatores e mais o processo de globalização fizeram com que o comercio se expandissem não só geograficamente como também economicamente, pois são necessárias novas técnicas de distribuição, logísticas e controle de qualidade das empresas, cujo o maior objetivo é satisfazer as carências de todos os consumidores.
E com essa nova economia o setor varejista, principalmente o supermercadista, também passa por momento de reestruturação, buscando ser mais eficientes e eficazes em setores como a operacionalização e qualidade, fazendo com que dessa forma sejam mais competitivos e ajustados à realidade atual.
O setor supermercadista está inserido no setor de bens e serviços e a estrutura de mercado tem quatro variáveis principais: A elasticidade de demanda e a economia de produção, a quantidade de firmas produtoras no mercado, o produto diferenciado e a dificuldade para a entrada de novos concorrentes. E como todo setor de bens e serviços suas maiores características do mercado também são a concorrência perfeita, a concorrência imperfeita, o monopólio e o oligopólio.
Concorrência perfeita é um mercado onde há um grande número de compradores e vendedores, empresas e clientes satisfeitos. Assim nenhuma empresa consegui influenciar por si só o nível de oferta disponível e com isso não há alteração no preço de equilíbrio por parte dos consumidores como consequência, economia perfeita é o sonho ideal de todo economista liberal, o comercio que mais se aproxima dessa realidade é o setor hortifrutigranjeiros.
Nesta economia são os conjuntos de empresas que determinam a oferta de mercado, determinando também o preço interagindo com a demanda. As principais características desse tipo de mercado são: homogeneidade do produto; Transparência de preços, produtos e etc.; O fácil acesso para entrar e sair do mercado; O estado não intervém, tem total liberdade para atuarem com base na “mão invisível da concorrência”; Grande números de produtores e demandadores; E a não existência de lucros anormais ou lucros extraordinários a longo
...