Trabalho sobre a Marca P&G
Por: laisnogueira22 • 31/8/2015 • Resenha • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 802 Visualizações
Introdução
Marca - P&G (Procter & Gamble)
Ramo – Bens de consumo (higiene pessoal, beleza, limpeza doméstica, cuidados com a saúde e rações para animais)
Fundadores - William Procter e James Gamble
Ano de Fundação – 1837
Sede – Cincinnati, Ohio – Estados unidos da américa
Valor de mercado – USD 217,8 bilhões
Slogan – Melhorando a vida, perto de você
História
Em 12 de abril de 1837, os imigrantes William Procter (velas) e James Gamble (sabonete) abriam sua empresa nos Estados unidos (Cidade de Ohio, Estados Unidos). Um produtor de velas e o outro de sabão acabaram casando com duas irmãs, filhas de um pai, aparentemente, muito sábio. O velho aconselhou os dois a abrirem um negócio juntos. Uma das primeiras indústrias a investir em laboratórios de pesquisa, e após 22 anos da abertura de seu negócio, o faturamento atingia 1 milhão de dólares e empregava mais de 80 funcionários. Por volta de 1890, a sociedade de Procter a Gamble se tornou uma corporação milionária, vendendo mais de 30 tipos de sabonetes e sabão.
Evolução
A empresa expandiu suas operações para outras cidades, dentro e fora dos Estados Unidos, construindo vários centros de distribuição, para atender a alta demanda por seus produtos. Em 1917 inaugurou um centro químico com o objetivo de pesquisar e desenvolver novos produtos, recrutando para isto cientistas e pesquisadores. Em 1919 a empresa contratou 450 vendedores e começou a comercializar seus produtos diretamente aos varejistas. Alguns anos mais tarde criou um departamento de pesquisa de mercado para estudar as preferências e hábitos de compras do consumidor, sendo uma das primeiras organizações da história a ter esse tipo de preocupação.
A P&G detém mais de 300 marcas por todo o mundo, algumas comercializadas apenas por alguns países e outras por todo o mundo. Os principais países a receberem seus produtos são os Estados Unidos e o Canadá, e seu maior concorrente é a Unilever. No Brasil chegou no ano de 1988.
Possui mais de 140 fábricas no mundo todo, localizadas em 75 países, tendo seus produtos vendidos em cerca de 180 países. Nos estados unidos em 95% dos lares é possível encontrar ao menos um produto fabricado pela empresa. O faturamento global chega a ser superior a USD 83 bilhões.
Principais Marcas – Pantene, Head & Shoulders, Oral-B, Gillete, Ace, Pampers, Ariel, Downy, Hipoglós.
Em novembro de 2014 vendeu a fabricante de pilhas Duracell e ainda este ano pretende concluir a venda de 43 marcas de beleza (incluindo sua linha de perfumes, que são fabricados sob licença de marcas famosas, como Christina Aguillera, Dolce & Gabbana, Dunhill, Lacoste, Gucci, Hugo Boss, e Puma), tendo como objetivo simplificar o gerenciamento e operação da empresa, focando nas àreas principais que são marcas campeã de vendas. A P&G possui capacidade extraordinária de criar e adquirir marcas que tornam-se lideres em seus segmentos e confiança dos consumidores.
Estratégia / Posicionamento no mercado
Desde de 2010 a P&G busca tornar sua marca corporativa mais forte e popular, para isso foi transformada em P&G para facilitar a assimilação pelos seus consumidores e fazer menção ao slogan Provou e Gostou. A estratégia em pouco tempo já deu resultados, pesquisas já mostravam que em cada 10 brasileiros 6 já reconheciam a marca como sendo detentora de alguns cosméticos e produtos de limpeza mais conhecidos no Brasil.
A marca P&G é muito conhecida pelas suas principais marcas, como a Gillete, Pantene e Pampers, porém começou a ganhar grande escala no Brasil, quando começaram a dar sobrenome a estes nomes fortes.
Uma das principais estratégias de fortalecimento da marca, é a campanha em meios de comunicação em massa, como por exemplo a promoção “Avião do Faustão” em parceria com a Globo, no qual os consumidores sorteados ganhavam um avião cheio de prêmios. Outro canal bastante utilizado pela marca é a internet, meio essencial para estreitar o relacionamento com o consumidor, observar o que estão falando, quais as dificuldades e desejos e desta forma consolidar o plano de marketing da empresa.
O conhecimento profundo do consumidor também é um importante pilar na estratégia da P&G, a empresa busca entender os hábitos de compras, monitorando este consumidor em todos os aspectos, desde a comparação de produtos, quanto tempo demora para escolher e por fim a decisão de compra.
Maiores diferenciais
Interação com o consumidor – A P&G possui um canal completo em seu site, e também um SAC através do 0800 direcionado a cada produto.
Foco nas necessidades dos consumidores - A P&G é uma empresa muito aberta em relação ao contato com o cliente, através da comunicação digital está sempre atenta as necessidades dos clientes, ou as dificuldades que encontram com determinados produtos, trazendo desta forma, produtos que as pessoas realmente não consigam viver sem, e o objetivo final que é a fidelização do consumidor, seja alcançado.
...