Transportes e centro de distribuição
Por: margarida-rocha • 8/6/2015 • Projeto de pesquisa • 2.457 Palavras (10 Páginas) • 332 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
3º SERIE
ARMANDO J J SOARES
ANA CAROLINA LIMA DE JESUS
MARGARIDA DA ROCHA GOMES
RAFAEL ATALIBA DE CAMPOS
RA: 8977197198
RA: 8979231228
RA: 8736935514
RA: 8526927583
DESAFIO PROFISSIONAL:
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Gestão em Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Irtermodais
PROFESSOR-TUTOR EAD - Prof. JOSÉ VIEIRA CARVALHO
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL - FREDERICO ERMILLIO
GOIÂNIA/GOIÁS
2015
INDRODUÇÃO
O principal objetivo deste trabalho é fazer com que os alunos promovam a aplicação da teoria [e conceito para solucionar uma situação problema. Assim coletar informações e produzir soluções aos problemas e adquirir um entendimento sobre gestão em logística.
Iniciamos nosso desafio, com pesquisa em uma empresa no ramo de laticínios de médio porte, identificando assim suas principais dificuldades e suas propostas práticas de melhoria em todos os processos logísticos correlatados distribuição do produto.
Para identificarmos os problemas, primeiramente observamos os tipos de modais utilizados pela empresa pesquisada, visando sempre, menores custos como também a redução do prazo de entrega de nossos produtos até nosso consumidor final.
Para um gerenciamento do fluxo das mercadorias e de produtos o fluxo de informações entre indústria e nossos distribuidores tem sido reconhecido como umas das principais estratégias para a obtenção de resultados Assim visamos sempre produtos de qualidade, com menor preço, no tempo certo e clientes satisfeitos.
PLANO DE MELHORIAS
Nosso plano de melhoria teve inicio com uma coleta detalhada de dados, sobre a situação atual da empresa, para mapear o perfil da empresa no âmbito da gestão logística e os intermodais utilizados pela mesma.
DADOS DA EMPRESA:
- Nome: MinaLeite
- Região que Atua: Região sudeste. Com sede no estado de Minas Gerais.
- Segmento da empresa: laticínios.
- Produtos comercializados: Derivados do Leite.
- Publico alvo: rede supermercadista
- Principais Concorrentes: Ninho, Danone, Nestle
A MinaLeite é uma empresa jovem, mas experiente, fundada com
capital totalmente nacional no Sul de Minas Gerais. Que vem crescendo nos ultimo dois anos e objetivando alcançar a distribuição de seus produtos para a região sudeste buscando manter o grande destaque e confiança, utilizando as melhores matérias-primas e tecnologia.
A MinaLeite divide suas linhas de produtos em 5 segmentos de mercado: Leite, Manteiga, Queijo, Bebida Lactea e Achocolatado.
A distribuição dos produtos da empresa é realizada em uma pequena parte através de frota própria, enquanto a maior parte é feita em caminhões de uma empresa que faz o transporte desde o início de sua atividade - é terceirizado. Essa é responsável também pelo transporte de nossa linha fria, a qual necessita de transporte especial por se tratar de alimentos perecíveis.
Vários são nossos canais de distribuição utilizados pelos laticínios para a
disponibilização de nossos produtos aos consumidores finais. Entre eles
destacam-se : as padarias, o pequeno varejo, os supermercados, a venda direta ao consumidor (formal e informal), o mercado institucional, atacadistas, bares,
restaurantes e outros.
Hoje nos utilizamos as mais tradicionais ferramentas de marketing - utilizadas para a obtenção de vantagens competitivas, como as campanhas publicitarias e as promoções de vendas .
Trabalhamos com uma rede de fornecedores, o qual nos fornece nossa principal matéria – prima: o leite, são médios produtores de leite, situados nos seguintes municípios: Ibiá, Patos de Minas, Pompeu, Patrocínio e Uberaba.
A técnica mais utilizada atualmente para a coleta do leite é a granelização, que consiste no resfriamento do leite imediatamente após sua ordenha. O leite é transferido em caminhão isotérmico, o leite é transferido para o caminhão por mangotes flexíveis, com auxílio de uma bomba auto-aspirante, não havendo, portanto, nenhum contato manual. O sistema de coleta a granel é uma opção de redução de custos e melhoria da qualidade do leite.
Nossa busca pela qualidads, está ao alcance da posição competitiva dentro de um mercado concorrente e diante de consumidores cada vez mais exigentes. Atualmente, o termo qualidade é entendido como “satisfação total do cliente”
No caso de alimentos, as características de qualidade podem ser também divididas em mais duas classes, onde a primeira refere-se às propriedades nutricionais, aos padrões microbiológicos e à ausência de substâncias nocivas, que possam acarretar riscos à saúde do consumidor; e a segunda relacionada aos padrões de apresentação, ou seja, às características sensoriais do produto.O leite em temperatura ambiente é um excelente meio de cultura para os microrganismos, pois eles encontram condições favoráveis ao seu crescimento, como os lipídios, proteínas, carboidratos, água e pH próximo da neutralidade . Neste caso, utiliza-se a refrigeração para a manutenção da cadeia do frio objetivando manter as qualidades do produto até a hora do consumo. A cadeia do frio consiste basicamente em resfriar o produto desde a sua produção e mantê-lo frio ao longo de toda a seqüência até o consumo final.
Em 2002, a implementação da IN 51 abriu as portas de novos mercados para o leite brasileiro, garantindo a sustentabilidade da produção pelos próximos anos, porém, todas as etapas desde a obtenção até a produção de derivados devem estar perfeitamente integradas. Desta maneira, a obtenção de um leite com qualidade torna-se muito importante e pode ser conseguida através do controle de vários fatores desde a coleta da matéria-prima. No entanto, outros cuidados também são importantes como a conservação, transporte e distribuição do
...