Trecnologia de informação
Por: LU1993 • 27/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.660 Palavras (11 Páginas) • 227 Visualizações
DEFINA O CONCEITO E OS PAPÉIS DO GESTOR ORGANIZACIONAL
O gestor é um profissional que tem como objetivo alcançar as metas organizacionais de uma forma eficiente e eficaz e suas funções é organizar, dirigir, controlar e planejar, e com essas metas ele vai chegar aos resultados.
A organização deve ter mudanças significativas, pois a tecnologia, economia, política, ecologia e aspectos sociais mudam constantemente e a empresa deve estar sempre pronta para se moldar conforme as novas exigências.
Nome da empresa /grupo: Pão de Açúcar;
Segmento de atuação: Supermercado;
Produtos fabricados e/ou comercializados: Saída de produtos alimentícios, higiênicos, industrializados, entre outros;
Porte/tamanho: Grande porte.
Abílio sempre estudou a melhor forma de interagir e entender o seu negócio para que assim ele pudesse ter uma boa administração colocando tudo àquilo que ele aprendeu na pratica, nunca desistindo de seus objetivos e batalhando para colocar seu negócio entre os mais produtivos do Brasil.
Ele disse que procurou entender e conhecer o seu supermercado possibilitando que melhores decisões e estratégias de mercado fossem tomadas, atendendo melhor seus clientes e priorizando a qualidade e eficiência de sua empresa.
OS CONCEITOS DETALHADOS E AS CARACTERÍSTICAS DA FERRAMENTA 5S E O SIGNIFICADO DE CADA S
O 5S é um conjunto de técnicas criada no Japão, aplicado no inicio pelas donas de casa para envolver todos os membros da família no controle e administração do lar. O sistema 5S é um método de qualidade total que se fundamenta na melhoria continua.
5S é um instrumento gerencial que é fundamentada no programa de qualidade e visa na organização do ambiente de trabalho, pode ser desenvolvido em todos os níveis hieráticos de jeito rápido e pratico provocando transformações visuais que gera impacto no ambiente aspecto físico e no comportamento da empresa.
Esse projeto pode ser conhecido de forma diferente, mais é utilizado com as iniciais S referente a cinco palavras japonesas.
Seiri [bom senso de utilização e organização] – refere-se a separar o útil do inútil, eliminar o desnecessário;
Seiton [bom senso de arrumação e ordem] – a ideia é identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa se encontra facilmente;
Seisoh [bom senso de limpeza] – a ideia é manter cenário de trabalho sempre limpo eliminar as causas da sujeira;
Seiktsu [bom senso de saúde, higiene, padronização e asseio] – manter o espaço de trabalho favorável á saúde, higiene, padronização e asseio, incluindo o ambiente saudável nas relações interpessoais;
Shitsuke [bom senso de autodisciplina e disciplina] – transformar essas atitudes anteriores em hábitos, fazendo dos 5S um modo de vida, de forma duradoura.
FOTOS DO LOCAL SELECIONADO PARA UTILIZAR O 5S
Esses princípios podem ser implantados dentro de um quarto, porque a administração começa da menor para o maior, e se não conseguirmos organizar o nosso próprio quarto ainda mais uma empresa, então devemos começar arrumando a cama, o armário, o quarto para que assim possamos administrar uma empresa.
E essas ferramentas são essenciais para administrar a nossa casa, pois precisamos separar o útil do inútil, arrumar tudo em seus devidos lugares, manter o local limpo e de forma agradável e acima de tudo incluindo essas atitudes na nossa vida diária.
AS FERRAMENTAS: BENCHMARKING E OPEN BOOK MANAGEMENT
Benchmarking e Open Book Management é uma expressão em inglês que dá nome a duas tecnologias de gestão. Benchmarking é aplicado sem tradução em português, e Open Book Management é traduzida com o uma gestão com o livro aberto, ele é um método que avalia o produto, serviço e o processo de trabalho das empresas e essa ferramenta é reconhecida como uma das melhores em sua área.
Esse instrumento serve para buscar as melhores praticas nas empresas e para executar de uma forma superior ás outras empresas, ela é vista como um ponto positivo do qual a organização pode se especificar em alguma área de atuação e fazer de uma parecida, pois há quatro tipos de Benchmarking o competitivo, interno, genérico e o funcional.
O competitivo é desenvolvido com base na observação com as outras empresas, como elas fazem para adquirir vantagem, mais essa tecnologia não é fácil de ser aplicada, pois ter uma parceria envolve confiança e confiar nos concorrentes não é fácil, pois é um desafio que deve ser alcançados todos os dias.
Interno é estudar as atividades de perfeição de outras áreas da mesma empresa, verificando qual a melhor forma de desenvolver e de administrar, como isso as obter facilidade para adquirir parcerias.
Genérico é ir alem do segmento da organização de modo que são desenvolvidos os processos mais complicados, independentemente de ser um associado do mesmo ramo ou não.
Funcional é aquele desenvolvido com as empresas do mesmo ramo, mais é direcionado para analisar um a maneira especifica que vai ajudar ambas as partes.
Algumas da característica do Benchmarking são:
• Um processo constante que nunca acaba;
• Uma apuração que fornece informações importantes;
• Uma maneira de aprender com os outros;
• Uma atividade intensa que requer muito tempo e disciplina;
• Uma ferramenta que qualquer empresa pode usar.
Algumas da cosas que não são características do Benchmarking são:
• Um evento isolado;
• Uma apuração que fornece infamações simples;
• Um plágio ou uma imitação;
• Rápido e claro.
Muitas empresas estão utilizando essa ferramenta já que ela contribui para identificar o produto, serviço ou processo que vai ser o alvo da comparação, e observaram também o desempenho.
...