Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Por: marlonpaula • 8/3/2017 • Trabalho acadêmico • 356 Palavras (2 Páginas) • 363 Visualizações
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Toda Empresa e Instituição Pública, com vistas para o capital humano, devem, após o processo de contratação de seus funcionários, orientá-los e treiná-los, comunicando-lhes as instruções e as habilidades indispensáveis para que seu novo trabalho seja de sucesso. O processo de treinamento pode ser definido como o conjunto de métodos usados para transmitir aos funcionários novos e antigos as habilidades necessárias para o desempenho do seu trabalho (DESSLER, 2003, p. 127).
Dessa forma, Dessler sugere cinco passos para um processo de treinamento eficiente:
Levantamento das necessidades, projeto instrucional (adequação de materiais e recursos), validação (apresentação do treinamento a um público significativo), implantação e avaliação/follow up (reação, aprendizado, comportamento e resultados) (DESSLER, 2003, p. 127).
A cada dia que passa os programas de treinamento passam a consolidar as necessidades e desejos das pessoas, motivando-as ao melhoramento contínuo e à diminuição de erros em benefício próprio e consequentemente da organização.
De acordo com os autores Milkovich e Boudreau o processo de treinamento é definido como:
É um processo sistêmico para promover a aquisição de habilidades, regras conceitos ou atividades que resultam em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000, p. 338).
O treinamento e desenvolvimento de pessoal têm por objetivo a especialização das pessoas que constituem o quadro de funcionários da organização. Sendo assim, para um resultado permanente, deve ser promovido periodicamente pelas instituições de acordo com as necessidades observadas.
Para Milkovich e Boudreau o desenvolvimento:
É um processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências (MILKOVICH e BOUDREAU, 2000, p. 338).
Por outro lado de acordo com Chiavenato:
Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizado, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos (CHIAVENATO, 2002, p. 495).
O treinamento pode envolver aspectos como: transmissão de informações, desenvolvimento de habilidades, modificação de atitudes e desenvolvimento de conceitos na prática Administrativa; o que refletirá em servidores valorizados (CHIAVENATO, 2002, p. 498).
...