Tópicos de Macroeconomia para Gestores
Por: Dudaeneto • 2/5/2018 • Trabalho acadêmico • 922 Palavras (4 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
PROGRAMA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS - FES
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA - CED
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA MODALIDADE EaD
- Nome da Disciplina: Introdução a Economia
Unidade: IV
Nome da Atividade: Tópicos de Macroeconomia para Gestores
- Professor(A) Ministrante: Dr. Salomão Franco Neves
Tutor(A) à distância: Kleyse
Tutor(A) presencial: Rezende Cacau
Nome do Acadêmico (A): João Caetano Pereira Neto
Polo Tefé – Estado AM
2018
Enunciado da Atividade
|
INTRODUÇÃO
Iremos dissertar neste trabalho, as politicas econômicas utilizadas pela macroeconomia, produto interno bruto e sua importância. A importância da inflação e seus conceitos, juntamente com o conceito e as consequências da deflação.
DESENVOLVIMENTO
- Qual é importância do Produto Interno Bruto para o estudo das economias?
O PIB tem de suma importância para o estudo das economias, suas atribuições que dizem respeito a indicativos e estatísticas, que por elas podemos medir o poder econômico de um determinado país, nas áreas que esse país vem investindo e se a economia desse lugar vem a ser promissora ou não.
Através do PIB, pode-se também verificar quais setores estão crescendo e quais não cresceram, nos possibilita estudar se futuramente haverá um crescimento em determinados setores e as estimativas que esse setor pretende crescer no próximo trimestre, semestre e anualmente.
Todas essas possibilidades geradas pelo PIB, facilita o entendimento do estudo das economias, nos trazendo grandes benefícios pois, saberemos com quais problemas de determinados setores iremos enfrentar para o crescimento econômico.
- Explique as políticas econômicas mais utilizadas pelos macroeconomistas. Em sua opinião, qual é a mais importante?
Temos a fiscal que, se trata da gestão do orçamento público que tem alterações por meio dos gastos públicos e dos impostos, que é fundamental para o controle dos gastos do governos pois, se ter uma boa gestão e planejamento nesse setor, é fundamental para investimentos futuros, como aumento de salários de servidores, remanejamento de orçamento para setores que estejam precisando de investimento.
Monetária: Trata-se da quantidade de moeda disponível na economia, que tem alterações quando a quando uma grande quantidade de moeda circula no mercado, isso significa dinheiro parado, que pode trazer consequências desagradáveis para determinados setores. Em algumas situações o governo injeta uma quantidade de moeda na economia para estimular compras e investimentos, mas isso acontece de último caso, pois tem de haver todo um estudo para que esse “estimulo” não vire uma dor de cabeça.
Cambio e de Comercio Exterior: Tem haver com a gestão das relações comercias com o estrangeiro. É ligado diretamente com a oferta da moeda estrangeira e nos impostos, ou seja, a relação comercial e cambial com os países estrangeiros será fundamental para o crescimento de tal politica econômica, pois nela há uma boa parte dos investimentos que acrescentarão para o crescimento do PIB.
...