UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Por: Evan U S Oliveira • 23/5/2015 • Dissertação • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 337 Visualizações
[pic 1]
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
FACULDADE METROPOLITANA
DEIZIANE DOS SANTOS
ATIVIDADES INTEGRALIZADORAS:
Entrevista com docentes.
PORTO VELHO
2014
DEIZIANE DOS SANTOS
ATIVIDADES INTEGRALIZADORAS:
Entrevista com docentes.
Trabalho apresentado à disciplina de atividades integralizadoras Ministrada pela Professora Domingas Luciene do curso de Pedagogia – 4º período da Faculdade Metropolitana.
PORTO VELHO
2014
1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola Municipal de Educação Infantil Estrela do Amanha.
Telefone: (69) 3901-3370
Email: emeiefestreladoamanha@gmail.com
Endereço: Rua Mato Grosso, 4502
Caladinho
Porto Velho - RO
CEP: 76808-178
Etapas de ensino
- Educação Infantil
- Creche
- Pré-escola
Infraestrutura
- Água filtrada
- Água de poço artesiano
- Energia da rede pública
- Fossa
- Lixo destinado à coleta periódica
- Acesso à Internet
- Banda larga
Dependências
- 4 salas de aulas
- Sala de diretoria
- Sala de professores
- Cozinha
- Banheiro dentro do prédio
- Banheiro adequado à educação infantil
- Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
- Sala de secretaria
- Banheiro com chuveiro
- Refeitório
- Despensa
- Almoxarifado
- Pátio coberto
Equipamentos
- TV
- DVD
- Copiadora
- Impressora
- Câmera fotográfica/filmadora
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentará as reflexões a cerca da importância da relação entre o cognitivo e a sócio-afetividade, sendo esta uma das principais bases elementares para o desenvolvimento.
O mesmo será elaborado a partir de entrevistas com profissionais docentes da educação infantil objetivando correlacionar as afirmações obtidas com as dos principais teóricos que falam a respeito dessa relação tão importante. Tendo em vista que essa prática contribuirá de forma positiva no processo de formação docente, torna-se indispensável essa experiência favorecendo a compreensão dos acadêmicos do curso de pedagogia.
Entrevistas 01
1 Como você vê a educação infantil e seu papel de professor no desenvolvimento cognitivo e sócio afetivo da criança ?
Resposta do professor
A educação infantil é uma etapa de fundamental importância para a criança, pois a criança aprende como deve manusear a tesoura e o lápis, e principalmente desenvolver todas as coordenações motoras finas e grossas, é o professor vai ser o mediador e a criança vai fazer as próprias criações. Com relação ao afetivo a criança deve ser tratada como uma pessoa única que elas não são iguais cada uma tem as suas peculiariedades. Além disso, motivar elas pra serem autônomas e criativas.
Considerações
O aluno deve ser motivado para desenvolver sua capacidade cognitiva de uma forma ampla, essa motivação ocorre tanto em casa, quanto na escola, nesse ultimo , na educação infantil em especial é o momento em que as transformações ocorre no mundo da criança através do intermédio do professor, a capacidade deste em influenciar esse desenvolvimento é muito importante, pois dependendo da sua ação ele vai motivar ou desmotivar essa criança. Um bom professor é capaz de encorajar a criança através dos mais variados tipos de estímulos a tornando capaz de criar suas próprias opiniões a cerca dos problemas do ambiente que a rodeia.
No demais o professor tem que saber tratar de forma diferenciada cada criança, no sentido de respeitar suas opiniões, respeitando dessa forma suas diferenças, o tratamento diferenciado para cada aluno proporciona um desenvolvimento afetivo sadio. Devem-se valorizar as opiniões das crianças, evitando brincadeiras que visem criar diferenças entre elas, evitando também comparações. Pois cada criança é um ser único.Nesse sentido afirma o autor Saltini, é preciso;
[...] encorajar a criança a descobrir e inventar, sem ensinar ou dar conceitos prontos. A resposta pronta só deve ser dada quando a pergunta da criança focaliza um ato social arbitrário (funções do objeto cotidiano). Manter-se atento à série de descobertas que as crianças vão fazendo, dando-lhes o máximo de possibilidades para isso. Dar atenção a cada uma delas, encorajando-as a construir e a se conhecer. Dar maior incentivo à pergunta que à resposta. Sempre buscando no grupo a resposta o professor procurará sistematizar e coordenar as idéias emergentes. A relação que se estabelece com o grupo como um todo e a pessoal com cada criança é diferenciada em todos os seus aspectos quantitativos e cognitivos respeitando-se a maturidade de seu pensamento e a individualidade. [...] ( Saltini 1997, p. 90)
...