WEG E SEUS NEGÓCIOS
Por: ritaprovasi • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 953 Palavras (4 Páginas) • 359 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. TIPOS DE ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO 3
2.1. Definição de Comércio Business-to-Consumer (B2C) 3
2.2. Definição de Comércio Business-to-Business ( B2B) 3
2.3. Principais diferenças entre B2B e B2C 4
3. EMPRESA ELETROMOTORES WEG SA. 5
3.1. Ampliação de negócios na China 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa esclarecer se a empresa WEG, com a aquisição de novas empresas na China, está mudando sua estratégia de negócio, passando a atingir também o mercado B2C, ou seja, o consumidor final.
Para chegar a uma conclusão iremos no segundo capítulo definir o que seja mercado B2B e B2C, e os diferencia-lo. No capitulo três conheceremos melhor a empresa WEG, explorando um pouco de sua história, conhecendo suas metas e visão estratégica.
2. TIPOS DE ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO
2.1. Definição de Comércio Business-to-Consumer (B2C)
Business-to-consumer, é definido como o comércio onde a empresa, seja ela produtora, vendedora ou prestadora de serviços, efetua sua venda diretamente ao consumidor final, ou seja, seus clientes serão os consumidores finais de seus produtos. Geralmente o termo B2C é usado no comércio eletrônico, sendo conhecido também por business-to-customer.
Segundo Campos (2012), o comércio cliente consumidor pode ter as seguintes características:
- Informações sobre produtos : onde os clientes possuem as informações de todos os produtos da empresa em seu site oficial, sendo possível que o mesmo tenha acesso a novos produtos, ou se há mudanças no projeto original, tornando a empresa mais transparente ao cliente.
- vendas: o cliente tem acesso a compra direto pelo site da empresa, bem como toda a informação sobre o processo de entrega.
- Serviços: o cliente final pode se comunicar eletronicamente com a finalidade de obter informação referente ao seu serviço, da aplicação do produto, de eventuais problemas ou devoluções.
2.2. Definição de Comércio Business-to-Business ( B2B)
Business-to-Business, é definido como o comércio interorganizacional, ou seja, é o comercio realizado entre duas ou mais empresa, onde os clientes da empresa são outras empresas.
De acordo com Turban e King (2004), há dois tipos de materiais comercializados no B2B, são eles:
- Materiais Diretos: são utilizados na fabricação de outros produtos Exemplo; aço para fabricação de carros ou papel para fabricação de livros. Geralmente são comprados em grande quantidade e após uma negociação e contrato.
- Materiais Indiretos: são suprimentos para a fabrica mais não é utilizado diretamente para na fabricação de outro produto, temos como exemplo os suprimentos de escritório ou lâmpadas.
2.3. Principais diferenças entre B2B e B2C
Verificamos que uma das principais diferenças é o público alvo, ou seja, o público alvo das empresas B2C são os consumidores finais, enquanto na B2B são outras empresas que utilizarão seus produtos para a fabricação de outros produtos.
Outra diferença é a quantidade de produtos comercializados, na B2B geralmente a quantidade adquirida são maiores, porém a compra é mais demorada, visto ao maior risco. Na B2C a compra dos produtos é em quantidade menores, a compra é mais agilizada e há mais clientes
Verificamos também a diferença o número de produtos comercializados, onde a empresa B2B seus clientes são outras empresas, a quantidade de produtos adquiridos são mais elevados, porem o tempo de compra é mais demorado, visto que o risco é mais elevado.
3. EMPRESA ELETROMOTORES WEG SA.
Em 16 de setembro de 1961, foi fundada a empresa Eletromotores Jaraguá, onde possuía os sócios Werner Ricardo Voigt, Eggon João da Silva e Geraldo Werninghaus, sendo que após alguns anos viria a mudar sua razão social para Eletromotores
...