ÁREAS DE R.H. (SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL)
Por: lulyangel • 27/3/2017 • Trabalho acadêmico • 3.360 Palavras (14 Páginas) • 562 Visualizações
Introdução
O Projeto Integrador do terceiro semestre da Faculdade Anchieta tem por objetivo, orientar aos alunos em como criar uma consultoria em Recursos Humanos. Identificar através de estudos sobre aplicações orientadas a serviços, as características que podem ser consideradas relevantes na construção do planejamento da empresa. Através das áreas de Recursos Humanos, que são: Planejamento de Recursos Humanos: É o planejamento estratégico feito pela organização antes de contratar um novo colaborador. Necessita de conhecimento de mercado e das técnicas de trabalho; Recrutamento e Seleção: Consiste nos métodos utilizados para atrair candidatos para as vagas específicas. Pode ser feito no próprio ambiente empresarial e antecede a fase de Seleção, na qual é escolhido o melhor candidato para a vaga; Integração dos Recursos Humanos: É a integração do funcionário na sua função ou o momento em que lhe é apresentada sua carreira;
Análise e Descrição de Funções: É a analise feita pelo departamento de pessoas que identifica: O que o funcionários faz. Como é que o funcionário executa as tarefas? Por que? Que capacidades são necessárias? Avaliação de Desempenho:
Esta etapa consiste na avaliação do funcionário na função que ocupa, suportada na análise objetiva do seu comportamento e comunicação ao mesmo do resultado da avaliação; Remuneração, Incentivos e Benefícios: Esta área é responsável por determinar os salários, incentivos ou benefícios que serão aplicados a cada função. Depende Avaliação de funções; Imposições legais, negociação coletiva e mercado de trabalho; Higiene e Segurança no Trabalho: Por higiene do trabalho entende-se o conjunto de normas e procedimentos que visam à proteção da integridade física e menta do trabalhador. A segurança no trabalho é, por seu lado, o conjunto de medidas técnicas destinadas a prevenir acidentes; Formação Profissional e Desenvolvimento Pessoal: É a área que se preocupa em aumentar o nível de conhecimentos e a capacidade de resposta às mudanças no ambiente exterior à
organização. É composta de quatro fases: Diagnóstico da situação, Programação, implementação e Avaliação; Controle e Auditoria de Recursos Humanos: A auditoria de recursos humanos é uma forma de avaliar a gestão de pessoas na organização e pode ser efetuada através de questionários, entrevistas e estatísticas de pessoal. Ex: pesquisa de clima.
O trabalho a seguir falara a respeito de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) que serve para colher, processar, armazenar dados e informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa. Dá suporte para o controle e operações através de informações passadas, presentes e futuras.
A SIG’S SOLUTIONS especializada em consultoria em Sistemas de Informações apresenta soluções e informações para as empresas, envolvendo a presença de computadores ou redes de computadores, além de programas específicos para processar dados e informações.
Trabalho será totalmente teórico, sem implantações. Sendo baseado em fontes bibliográficas, sites e artigos da área de Recursos Humanos e Sistemas de Informações Gerenciais.
1 - Conceituação Teórica
Os Recursos Humanos é um setor estratégico dentro de cada organização. Alguns anos atrás ele era utilizado apenas para contratar, demitir pessoas e cuidar que seus salários e benefícios fossem pagos corretamente. Atualmente esta visão mudou, pois, o departamento ficou responsável pela equipe de trabalho da organização, cabe a ele se certificar que todos os colaboradores trabalhem em condições adequadas em seus ambientes de trabalho, identificar onde cada pessoa pode se desempenhar melhor e qual a remuneração adequada.
1.1- Áreas de Recursos Humanos
O Departamento de Recursos Humanos tem como objetivo, desenvolver técnicas e instrumentos que atraiam, mantenha e desenvolva as habilidades dos colaboradores. Para Gurevich[1]. O melhor caminho para o desenvolvimento é identificar os talentos, investir neles, desenvolvê-los e aperfeiçoá-los até se transformarem em pontos fortes. E, paralelamente, devem-se trabalhar as limitações que, eventualmente, possam prejudicar a performace do colaborador.
Deste modo a organização contará com colaboradores mais preparados para desenvolver tarefas que supram suas necessidades.
Os Recursos Humanos são subdivididos em nove áreas, são elas: Planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal; análise, controle e auditoria de recursos humanos.
1.1.1 Planejamento de Recursos Humanos
O Planejamento de Recursos Humanos consiste em determinar aquilo que deve ser feito para conseguir os colaboradores necessários para satisfazer as necessidades da organização. Para um bom Planejamento é necessário o conhecimento preciso da natureza dos objetivos da organização; conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas; domínio de técnicas de planejamento.
1.1.2 Recrutamento e Seleção
Recrutamento: corresponde a um conjunto de técnicas e métodos destinados a atrair candidatos capazes de ocupar determinados cargos ou desenvolver determinadas tarefas na organização. O recrutamento pode fazer-se no interior da organização (recrutamento interno) ou no exterior da organização (recrutamento externo). Seleção: É a fase que se segue ao recrutamento e corresponde à escolha das pessoas conforme as necessidades da organização e as aspirações das próprias pessoas. Pode-se dizer que a seleção corresponde à comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências do cargo ou função.
1.1.3 Integração dos Recursos Humanos
Decidida à seleção dos novos funcionários, segue-se a sua integração na organização. Cada funcionário fica com determinada função e é integrado numa carreira. Os Recursos Humanos intervira na integração dos novos funcionarios com a empresa, incentivando a comunicação.
1.1.4 Análise e Descrição de Funções
A análise de funções consiste na investigação sistemática das tarefas, obrigações e responsabilidades de uma função e dos conhecimentos, capacidades e experiência de que uma pessoa necessita para desempenhar as funções de forma adequada.
...