Ética da gestão empresarial
Exam: Ética da gestão empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: msilvaa • 22/10/2014 • Exam • 465 Palavras (2 Páginas) • 307 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância (AD)
Disciplina: Filosofia e Ética na Gestão de Negócios
Curso: Administração de Empresas
Professor: Carlos Euclides Marques
Nome do aluno: Marcos Joá Vieira da Silva
Data: 17/10/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção o texto “Ética e Indiferença”, disponível na Midiateca e em seguida avance para a questão proposta:
Com base nos conceitos estudados na disciplina de Filosofia e Ética, elabore uma análise crítica sobre o texto "Ética e Indiferença" (disponível na Midiateca), relacionando-o com a onda de violência, criminalidade e escândalos políticos que vem se abatendo sobre a sociedade brasileira nos últimos tempos. Seu texto deve ter no mínimo 20 linhas. (10 pontos)
Comodismo, descaso e conformismo, o grande problema que envolve esta relação, entre a Indiferença e Ética, é nos acostumarmos com nossos problemas ao invés de tentar resolvê-los. A violência, que não pode ser uma regra, mas acaba tornando-se uma. O medo de ser assaltado ao sair de casa, ou ficar em casa mesmo, passou a fazer parte do nosso cotidiano. Com isso deixamos de fazer algo por causa do terror anunciado. O pior disso é que é difícil buscar soluções pois é necessário lutar muitas vezes sozinho ou em grupo pequeno para resolver alguns destes problemas, pois a maioria se cala diante do acontecido deixando as coisas acontecerem, sem influenciar para resolver os problemas. Os pobres também querem condições dignas de vida e direito ao consumo. Às vezes iludidos pela impressão de que com muito trabalho, um dia ter uma vida melhor, o cidadão não se revolta. Mas alguns sem esta esperança, resolvem arriscar suas vidas para poderem ter, de forma rápida, o enriquecimento, satisfação de desejos e consumo, através do crime. Visto diariamente na televisão. Em geral quem tem dinheiro é indiferente aos problemas dos mais pobres, se preocupando apenas em ostentar o que tem, e em ter mais. E quer que os pobres o “respeitem” e trabalhem se quiserem melhorar de vida. Aí me lembro de perguntar: afinal, existe alguma pessoa que tenha deixado de ser pobre e tornado-se rica apenas trabalhando? Não teve nenhum esquema, nenhuma loteria no caminho que levou a tal pessoa da pobreza à riqueza? Não nos sentimos revoltados ao ver pessoas mendigando pelas ruas, dormindo ao relento em uma noite gelada. Não nos questionamos por que isto acontece, se por acaso não temos também um pouco de responsabilidade por isto. Não adianta reclamarmos dos políticos porque os caras roubam: somos nós quem os elegemos.
...