Ética e relações humanas
Por: j.a.c • 19/4/2015 • Relatório de pesquisa • 997 Palavras (4 Páginas) • 470 Visualizações
Faculdade anhanguera de passo fundo
Ética e relações humanas no trabalho
Passo fundo, abril de 2014.
Dissertação Capitulo 3 do Plt 284
Toda empresa deve ser fundamentada em conceitos éticos pois assim terá um Modelo de Gestão correto e forte.
Deve ter seus princípios baseados em conceitos éticos para poderem ter sucesso no que diz respeito a criação de uma cultura que se baseia em verdades, sem dar abertura para meias verdades.
A empresa que se fortalece apenas em tecnologia e marketing e não se atenta em criar e por em prática seus conceitos éticos corre um sério risco de ter sua imagem atrelada a imagem de uma empresa sem ética, que não respeita seus funcionários, fornecedores e clientes.
Portanto a cultura da empresa deve ser baseada em conceitos éticos, pois será um fator de sucesso quando conseguir abranger a todos respeitando e acolhendo as diferenças, criando em todos uma consciência de comportamento adequado.
A filosofia da empresa sendo bem definida e aplicada orienta a todos a terem bom comportamento, mantendo um bom convívio e a boa imagem da empresa perante a sociedade.
É comum vermos funcionários que falam mal das empresas que trabalham e casos de funcionários que adulteram produtos apenas para se vingar e mancham a imagem das empresas.
O modelo de Gestão ética corporativa é formado pelas seguintes dimensões:
- Ser ético
-Ter uma consciência ética
-Ter um comportamento ético
-Competência ética
-Cultura ética
-Responsabilidade social ética
-Humanismo ético
Formulação do modelo de ética corporativa é formado pelas seguintes etapas:
-Diagnose da situação empresarial
-Avaliação situacional preliminar
-Reflexões estratégicas
-Auditoria de cultura e clima organizacional
-Fórum de reflexão estratégica
- Comitê estratégico de ética corporativa
- Oficina de liderança
Devem ser analisados todos os setores da empresa observando a variação da cultura pessoal de todos, para que possa ser feito um modelo de gestão ética que consiga abraçar a todas as diferenças de modo que possa corrigir os desvios comportamentais que possam vir a interferir na ordem da empresa.
A importância do modelo de gestão ética nas organizações
O modelo ético dentro das organizações é importante, pois ele ajuda numa série de fatores que trazem uma melhoria para a empresa, mudando assim muitas vezes a realidade da empresa. Fatores como o bem estar dos funcionários, a satisfação dos clientes, a boa convivência entre os integrantes da empresa, tudo isso é consequência da ética nas organizações.
Para promover a ética é preciso tomar algumas atitudes como: motivação da equipe dos membros da corporação da empresa, integrando-os uns com os outros, reflexões durante o trabalho, que fação com que as atitudes sejam sempre bem pensadas, atitudes como dar poder a todos de escolha ou de participação nas escolhas já está contribuindo para uma escolha mais ética que condiz mais com as vontades da maioria. A liderança deve sempre procurar unir os integrantes da organização para um bem maior o bem da empresa, neste caso.
Toda a empresa necessita ter uma cultura ética, pois a cultura ética é um dos principais fatores para o sucesso ou o fracasso de uma organização, ela proporciona uma conscientização de valores comuns ao grupo, valores que devem ser empregados pelo gestor, valores que façam com que a empresa seja um ambiente amado e de bem estar, isso cria uma identidade que será percebida pelos funcionários e clientes.
Toda a empresa deve ter seus valores bem definidos, e também fundamentados na ética mais acima de tudo eles devem ter uma razão, um fundamento possível de ser alcançado. Devem
...