Тecnologo em gestão derecursos humanos - PCPA
Por: karolzytah • 6/3/2018 • Trabalho acadêmico • 1.358 Palavras (6 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
TECNOLOGO EM GESTÃO DERECURSOS HUMANOS - PCPA
KAROLYNE MARIA DA SILVA LIMA - 205982011
PORTFÓLIO 01
...............................................................................................................................
Guarulhos
2018
KAROLYNE MARIA DA SILVA LIMA
PORTFÓLIO 01
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas
Prof. Silvia Aparecida Raimundo Ferreira
Guarulhos
2018
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
1) Faça uma explanação sobre as três variáveis básicas da negociação: tempo, poder e informação.
O Poder pode ser visto como uma forma de força ou domínio, mas não, esta é uma condição, que pode ser momentânea ou não, dependendo do contexto de negociação. O poder refere-se à capacidade de fazer com que os outros façam alguma coisa diferente do que faria.
O Tempo é essencial para as negociações, se o tempo está ao seu lado, é possível dizer que você tem uma vantagem, há algumas ocasiões em que o tempo é limitado, e acaba atrapalhando no processo de negociação, por isso devemos nos programar para não passar dos prazos.
A Informação, quanto maior e melhor for a qualidade de informações que obtivermos sobre a outra parte, tudo que estiver a envolver na negociação, mais preparados estaremos para negociar.
As três variáveis básicas da negociação devem fazer parte de nosso processo, são importantes na tomada de decisão e de negociação, são alternativas para atingir os objetivos, com resultados desejados.
2) Faça uma explanação sobre negociações coletivas e sua importância envolvendo tanto empregados como empregadores.
As negociações coletivas são conhecidas como tudo que é feito entre as entidades representativas dos empregados e dos empregadores. Com a intenção de determinar as condições de trabalhos para cada categoria envolvida, gerando uma igualdade de condição aos trabalhadores, a negociação coletiva gera uma rapidez na solução dos conflitos, são importantes na formação das regras para melhoria nas relações de trabalho.
3) Por que a negociação e a administração se encontram interligadas? Explane e exemplfique.
As duas consistem no meio de vida do administrador. A administração não possui recursos para a teoria e a prática da negociação. A negociação é parte vital da atividade do administrador. A negociação é uma competência essencial requerida na atuação profissional do administrador, pois lida diretamente com dois públicos muito diferentes: o interno e o externo. Então se faz necessário o conhecimento de técnicas, estratégias, táticas e comportamentos negociais, pois o administrador se depara diariamente com diferentes conflitos organizacionais internos, ou seja, entre os interesses dos colaboradores e as exigências das organizações e externos, que se pode destacar entre organização e os clientes, fornecedores, reguladores, governo etc.
4) Explique cada uma das compreensões compartilhadas.
Consenso: Concordância à total coincidência das visões, de necessidades e de desejos de diversos indivíduos, é um conceito que descreve o tipo de acordo produzido por consentimento entre todos os membros de um grupo ou entre vários grupos. O consenso se diferencia de uma maioria, pois neste caso, há também uma minoria que discorda, enquanto no consenso, por definição, não há discordâncias.
Acomodação: um termo que pode ser usado de diversas maneiras. O seu significado alude ao processo e ao resultado de acomodar: localizar/instalar algo de forma a poder ser adaptado ou ajustado a outra coisa. Também se dá o nome de acomodação àquilo que se leva a cabo para que alguém ou algo se possa adaptar ao ambiente e instalar-se, seja temporariamente ou de forma permanente.
Tolerância: Entre visões fortemente divergentes ou mesmo irreconciliáveis é, com certa frequência usada construtivamente para, numa relação tensa, criar uma tensão positiva que permita procurar maneiras diversas de procederA tolerância, é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. De acordo com o ponto de vista da sociedade, a tolerância é a capacidade das pessoas ou grupos sociais de aceitar outras pessoas ou grupo sociais, que tem atitudes diferentes das suas seja entre grupos sociais ou pessoas. A tolerância, é uma garantia de aceitação de diferenças sociais e a liberdade de expressão. Tolerar algo ou alguém é permitir que algo siga em frente, mesmo que a pessoa não aceite ou concorde com tal valor, pois é dado o respeito de discordar.
5) Explique e exemplifique “convenção coletiva de trabalho”.
Convenção coletiva de trabalho, é uma ação jurídica entre sindicatos de empregadores e de empregados para o estabelecimento de acordos ou regras nas relações de trabalho em todo o campo das respectivas categorias, é um importante instrumento garantido às classes de trabalhadores do país e funciona como uma ferramenta para que pequenos sindicatos e grupos de trabalhadores que não teriam a expressividade necessária para estabelecer suas demandas consigam ter voz ativa em negociações patronais.
...