A ARQUITETURA ESCOLAR
Por: Yara Souza • 22/9/2019 • Artigo • 411 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
É de conhecimento geral que no brasil a arquitetura escolar está ligada ao custo, à velocidade, nem sempre à qualidade e, muito menos, a um ambiente propício para a aprendizagem, em geral as escolas são apenas a sala de aula e as pessoas que convivem nesse ambiente, não a uma preocupação da flexibilidade dos espaços e muito menos em relação ao conforto da edificação. Ao contrário do que é praticado a arquitetura e a organização física das escolas são de fundamental importância para o bom aprendizado e convívio nesses ambientes. Como a arquitetura de uma escola pode influenciar no aprendizado dos alunos?
Em consequência desses fatos trazemos como problematização a influencia negativa, que uma má elaboração de projeto escolar pode interferir de modo negativo no aprendizado ,desempenho e convívio dos alunos , funcionários no ambiente escolar ,mediante a esse problema elencamos a seguinte hipótese ter um ambiente escolar bem projetado faz com que os estudantes se sintam mais confortáveis e se reconheçam naquele espaço, o que terá relação direta com o aprendizado, já que a importância da percepção de que há valorização naquilo que é oferecido para que o aluno também o valorize.
Um dos métodos mas aquedado para ser utilizado em minha pesquisa é o estudo de caso, Segundo Yin (2001, p.32): “o estudo de caso é uma investigação empírica de um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, sendo que os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definido”. Yin (2001) enfatiza ser a estratégia mais escolhida quando é preciso responder a questões do tipo “como” e “por quê” e quando o pesquisador possui pouco controle sobre os eventos pesquisados.
Porém existir outros métodos de pesquisas entre eles o método estatístico é um método de pesquisa fundamental para tomar decisões. Isso porque fundamenta suas conclusões nos estudos realizados e o método etnográfico que é o método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Baseia-se no contato intersubjetivo entre o antropólogo e o seu objeto, seja ele uma aldeia indígena ou qualquer outro grupo social sob o qual o recorte analítico seja feito.
Tendo em vista os aspectos observados a arquitetura deve priorizar a elaboração dos projetos escolares visando a segurança e a saúde dos alunos, o conforto, com ambiente que deve permitir uma boa convivência, relações pacíficas e saudáveis projeto arquitetônico deve dialogar com a pedagogia da escola e a construção deve ser feita em parceria com a comunidade escolar.
...