A Arquitetura Grega
Por: heloiisarb • 24/10/2021 • Resenha • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 263 Visualizações
Arquitetura Grega é um dos maiores legados culturais deixados pelos povos gregos, sua arquitetura se desenvolveu a partir de influencias da cultura micênica e outras culturas mediterrânicas. A arte grega é famosa por sua forma perfeita e apreciação da beleza. Portanto, esses valores estéticos existem na pintura, escultura, literatura, música e todas as formas de expressão cultural, incluindo a arquitetura grega. Os gregos foram os primeiros artistas realistas da história, ou seja, os primeiros a se preocupar em representar a natureza tal qual ela é.
Inicialmente sua arquitetura era executada em madeira, nomeada de cedro importada do Líbano, tendo substituída pela pedra calcaria (particularmente o mármore) a partir dos finais do século VII a.C.
Podemos citar como importante fato na arquitetura grega, o aperfeiçoamento da ótica (perspectiva), que já começa a fazer parte do período clássico (500 a 300 a.C.)
As principais características da arquitetura grega:
- Caráter publico
- Conceito do belo (teor estético)
- Monumentalidade (Grande templo)
- Perspectiva e proporcionalidade
- Simetria e rigor das formas
- Presença de colinas e pórticos
A arte evoluiu em três períodos, definidos pelas suas características e tecnologias:
- Período Arcaico
- Período clássico
- Período helenístico
O tipo de edifício que mais contribuiu para a evolução arquitetônica foram os Templos. Os templos eram construídos com a finalidade dos cidadãos gregos vivenciarem varias celebrações coletivas, como: os eventos esportivos, os cultos aos deuses gregos, etc. Eles eram constituídos por um telhado de duas águas, duas colunas na entrada, e uma parte interior dividida em três secções. O objetivo final era a procura da beleza, unidade e harmonia universais.
Exemplo: O templo de Zeus Olímpico.
Os arquitetos gregos responsáveis pelo projeto foram Atístates, Calescro, Antimáquides e Porino. Incialmente, eram 104 colunas no estilo dórico com medidas de 2m de diâmetro e 17m de altura. A disposição delas na parte frontal do templo era uma serie dupla. Já a disposição lateral era uma serie simples. Destaca-se ainda que esse templo foi erguido no alto norte do monte Pentélico, uma vez que os locais de maior altitude favoreciam a penetração da luz solar e realce da beleza da arquitetura grega.
Exemplo: Templo de Poseidon.
Foi construído em 444 a 440 a.C. sobre ruinas de um templo que data do período arcaico. Ele está situado acima do mar, a uma altura de 60 metros. O templo era retangular, com uma colunata em todos os quatro lados, o número total de colunas original era 34, hoje só 15 colunas estão em pé ainda, mas se assemelhava ao templo de Hefesto, debaixo da Acrópole, que pode ter sido projetado pelo mesmo arquiteto. As colunas eram feitas de mármore branco extraído de Pendeli.
No centro da colunata do templo teria sido o salão de culto, uma sala retangular sem janelas, similar ao salão parcialmente intacto no Templo de Hefesto. Ele teria contido, em uma extremidade voltada para o culto à imagem de entrada, a estátua de bronze de Poseidon.
Acrópole de Atenas: é a mais conhecida e famosa acrópole do mundo, É uma colina rochosa de topo plano que se ergue 150 metros acima do nível do mar, em Atenas, capital da Grécia, e abriga algumas das mais famosas edificações do mundo antigo, como o Partenon e o Erecteion. Serviam originalmente como proteção contra invasores de cidades inimigas, e quase sempre eram cercadas por muralhas. Com o tempo, passaram a servir como sedes administrativas civis ou religiosas.
A Acrópole de Atenas foi construída por volta de 450 a.C. Foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade. A maior parte das estruturas da Acrópole de Atenas estão em ruínas; entre as que ainda estão de pé, estão o Propileu, o portal para a parte sagrada da Acrópole; o Partenon, templo principal de Atenas; o Erecteu, templo dos deuses do campo, e o Templo de Atena Nice, simbólico da harmonia da antiga cidade-estado de Atenas.
Partenon: Foi um templo dedicado à deusa grega Atena, construído no século V a.C. na Acrópole de Atenas, na Grécia Antiga, por iniciativa de Péricles, governante da cidade, projetado pelos arquitetos Calícrates e Ictinos e decorado em sua maior parte pela oficina do escultor Fídias. O Partenon é o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. O Partenon é um templo dórico com alguns elementos da ordem jônica. Ergue-se sobre uma plataforma ou estilóbata de três degraus. Como outros templos gregos, possui frontão e lintel sustentados por colunas (períptero) suportando um entablamento. Oito colunas na fachada da frente e oito na fachada dos fundos, e dezessete em cada lado. As colunas são da ordem dórica, com capitéis simples, eixos estriados e sem bases.
...