A Arte Romanica
Por: AlessandraLemos • 18/4/2015 • Trabalho acadêmico • 734 Palavras (3 Páginas) • 629 Visualizações
Alessandra F Lemos
Ra 2952585660
Arte Românica
Introdução
A arte românica, desenvolveu-se desde o século XI até o início do século XIII, período caracterizado pela crise do sistema feudal. No entanto, a Igreja ainda conservava grande poder e influência, determinando a produção cultural e artística desse período, cuja representação típica são as basílicas.
O termo "Românico" é uma referência às influências da cultura do Império Romano, que havia dominado durante séculos quase toda a Europa Ocidental, porém, essa unidade já há muito havia sido rompida, desde a invasão dos povos bárbaros. Apesar de línguas e tradições diferenciadas nas várias regiões européias, e da fragmentação do poder entre os senhores feudais, o elemento religioso manteve a idéia de unidade na Europa e a arte Românica reforça essa unidade.
Arquitetura
A arte romana teve sua maior expressão na arquitetura, através de edificações grandiosas. Os romanos preocupavam-se intensamente com aspectos voltados para a utilidade, a funcionalidade e a praticidade de suas obras artísticas.
Foi através da arquitetura que a arte romana conseguiu maior expressão e significação histórica. Suas edificações eram grandiosas, fundamentadas em bases circulares e no emprego de colunas e arcos falsos para efeito de decoração. Os aquedutos, as entradas e as muralhas ainda hoje são vistos no continente europeu, demonstrando a imponência que traduziu, através dos tempos, a grandeza do que foi a civilização romana
Os romanos se preocupava- se com o caráter funcional e prático de sua arquitetura. Com isso houve uma combinação harmônica entre a beleza e a utilidade nas mais variadas edificações romanas, como: teatros, basílicas, templos religiosos, palácios, estradas e pontes que interligaram as mais diversas regiões do império, facilitando o trânsito de pessoas e o tráfego de mercadorias para outras regiões.
Estas imagem abaixo mostra um pouco da arquitetura românica.
Claustro[pic 1]
Esse é um Claustro- parte inferior do mosteiro, uma arquitetura de paredes sólidas e delicadas colunas terminadas em capitéis cúbicos. Os mosteiros eram na verdade unidades independentes e dessa forma estruturaram-se segundo necessidades particulares.
Os mosteiros se tornaram centros culturais devido sua arquitetura.
Templo de Vesta, a deusa do fogo na mitologia romana.[pic 2]
Esta imagem traduz a combinação harmônica entre a beleza e mais variadas edificações romanas.
A arquitetura romana era essencialmente utilitarista, com um teor realista profundo, mais prática e menos voltada para os ideais gregos de beleza; grandiosa, transpirava força, sentimento e originalidade.
Escultura
A escultura romana foi trabalhada através de retratos e estátuas, muitas vezes apresentando uma característica fúnebre. Os escultores romanos buscavam a reprodução mais fiel possível da realidade em suas obras e centravam-se nos aspectos psicológicos, ou seja, a obra evidenciava o caráter, a honra e a glória do retratado. Quer dizer para os romanos a esculturas traduziam e evidenciavam o caráter e sentimentos, de quem estava sendo esculpido.
Estátua de Augusto em Roma[pic 3]
Augusto era o Imperador de Roma, esta imagem traduzia
O realismo da escultura, evidenciando o poder diante de roma.
A preocupação da escultura romana era a de identificar com facilidade a figura retratada. Formas: escultura de corpo inteiro busto e relevos.
Alto Relevo[pic 4]
Esta imagem traduz a subordinação, teve fins ornamentais, comemorativos e
narrativos ou históricos ( Relatos da vida dos homens ou da História de Roma).
Pintura
A pintura Românica teve pequena expressão. Em alguns casos, as cúpulas das igrejas possuíam pinturas murais de desenho cujos temas mais freqüentes abordavam cenas retiradas do Antigo e do Novo Testamento e da vida de santos e mártires, repletas de sugestões de exemplos edificantes.
Restaram poucos quadros dessa época, mas, pela literatura antiga, sabe-se que os artistas romanos trabalharam uma grande variedade de temas, entre os quais se incluem acontecimentos históricos, mitos, cenas da vida cotidiana, retratos e natureza-morta.
...