A Arte na Pré-historia
Por: alanmateus1 • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
Arte na Pré-história
Durante o período Paleolítico, com o passar de anos, os homens primitivos foram descobrindo artifícios que ajudavam a sua sobrevivência e foram a aperfeiçoando, fazendo o uso de utensílios para tirar a banana do alto da bananeira ou lutar com seu inimigo, como por exemplo. Daí então, o homem percebeu que isso o ajudaria bastante e guardou varas e pedras para que pudesse usar no futuro.
Ainda nesse período, surgiram as pinturas das cavernas, onde na maioria das vezes mostravam caçadores matando suas pressas enquanto elas fugiam. Mas o que foi notado também é que não eram simples pinturas, algumas tinham um contorno negro e outras estavam pintadas com cores brilhantes, além de traçados seguros e vigorosos. Outra coisa que foi notada foi que as pinturas sempre ficavam no mais interior das cavernas.
Acredita-se que as pinturas faziam parte de um ritual magico para uma boa caçada, mas depois viram que poderia ser uma fase final de magia para matar, mas mudou-se esse pensamento, de acordo com o realismo transmitido nas pinturas, para que possa não ter sido o de “matar”, mas sim o de “criar” animais, pois um artista que acredita estar criando algo se empenha mais na qualidade daquilo que esta fazendo do que o outro que simplesmente produz uma imagem para ser morta.
A era Paleolítica chegou ao fim quando os homens fizeram suas primeiras e bem sucedidas tentativas de domesticar animais e cultivar cereais. O homem paleolítico havia levado a vida nômade de um caçador e coletor de alimentos, na era do Neolítico, embora o homem ainda dependesse da pedra como o material principal de seus utensílios e armas, ele aprendeu a garantir seu alimento através de seu próprio esforço e estabeleceu-se em comunidades permanentes nas aldeias.
A arte primitiva traz um traço dominante, reestruturação imaginativa das formas das naturezas, já que para mente primitiva, todas as coisas são animadas por espíritos poderosos. Por conta desses espíritos e rituais o homem precisava representar sua relação com os espíritos através de danças e rituais, dai surgiu a mascara, que até hoje é usada durante épocas do ano ou festas, também usadas por aqueles que querem trocar de identidade por algum tempo. A pintura não era muito valorizada comparada a escultura, porém algumas tribos indígenas que habitavam o sudeste dos EUA desenvolveram a arte sem precedentes da pintura em areia, que geralmente usavam em cerimônias de cura.
...