A Atividade Contextualizada Arquitetura
Por: lavinia amaral • 11/5/2023 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
AVALIAÇÃO 1
Disciplina: ARQUITETURA
Nome: Thiago Rodrigues da Silva
Matrícula: 01405957
Curso: Engenharia Civil
As mudanças que se têm observado na arquitetura dos empreendimentos ao longo dos anos podem ser justificadas por diversos fatores, incluindo a mudança de costumes e hábitos e mudanças tecnológicas. Uma das principais mudanças foi o tamanho dos imóveis, que devido a crescente urbanização o espaço disponível para construções nas cidades tornou-se limitado, levando ao surgimento de construções verticais, o que resultou em imóveis menores e arquiteturas adaptáveis para atender a uma maior densidade populacional.
Com a mudança no estilo de vida da população, anteriormente casas construídas para proteger-se de animais, condições climáticas adversas e comportar grandes famílias, passaram a ser locais de conforto e lazer para compor uma família consideravelmente menor, e a arquitetura evoluiu para atender essas necessidades também, por isso as casas possuem uma variedade de comodidades.
A evolução nas estruturas e nos métodos construtivos foram ganhando novas formas por atualmente existir uma variedade de materiais disponíveis, como concreto armado e aço, e técnicas de construção mais avançadas, como a construção pré-fabricada e o uso de máquinas pesadas para a construção de edifícios. Esses fatores fazem parte do alto custo dos imóveis, contribuindo assim para a diminuição da metragem por haver uma alta demanda e uma área menor para ofertar.
As mudanças tecnológicas são essenciais para destacar a nova arquitetura no Brasil, pois o uso de softwares de design e modelagem 3D permitiu que os arquitetos visualizem o projeto em detalhes antes mesmo de iniciar a construção, permitindo o aprimoramento do design. Além disso, a tecnologia tem permitido a criação de sistemas mais eficientes de iluminação, ventilação e climatização, soluções eficientes de aproveitamento de espaço, como móveis multifuncionais e paredes divisórias retráteis, que contribuem para uma maior eficiência energética e otimização dos espaços limitados.
Devido ao fator populacional ter sito um grande definidor das mudanças na arquitetura, a tendência será uma evolução continua à medida que as necessidades e as expectativas da sociedade mudarem. Essas transformações, principalmente as tecnológicas, influenciam a arquitetura e as construções a fim de manter segurança, conforto básico e atender à demanda populacional.
Referências Bibliográficas:
ArchDaily, 200 anos de ensino de arquitetura no Brasil, acesso em 18/04/2023, disponível em: 200 anos de ensino de arquitetura no Brasil | ArchDaily Brasil.
ArchDaily, Arquitetura e economia circular na era dos espaços compartilhados, acesso em 18/04/2023, disponível em: Arquitetura e economia circular na era dos espaços compartilhados | ArchDaily Brasil
CUNHA, José. Migração e urbanização no Brasil: alguns desafios metodológicos para análise (2005), Fundação SEADE, São Paulo – SP. Disponível em: SciELO - Brasil - Migração e urbanização no Brasil: alguns desafios metodológicos para análise Migração e urbanização no Brasil: alguns desafios metodológicos para análise.
...