A Bioquímica Humana
Por: Cleide123456789 • 4/10/2019 • Monografia • 1.503 Palavras (7 Páginas) • 230 Visualizações
SIMULADO TÓPICOS INTEGRADORES II
Profª Tayana Vago
*Obrigatório
Endereço de e-mail *
Seu e-mail
Nome completo
Sua resposta
1-A elaboração de guias alimentares insere-se no conjunto de diversas ações intersetoriais que têm como objetivo melhorar os padrões de alimentação e nutrição da população e contribuir para a promoção da saúde. Neste sentido, a OMS propõe que os governos forneçam informações à população para facilitar a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis em uma linguagem que seja compreendida por todas as pessoas e que leve em conta a cultura local. Dentro do Guia alimentar para a populaçãoBrasileira lançado em 2014, encontram-se os 10 passos para a alimentação da populaçãoBrasileira. A respeito dele, pode-se afirmar:
Foi criado com orientações específicas para a população ribeirinha
Apresenta como orientação a diminuição do consumo de alimentos processadoe e ultraprocessados, bem como o aumento do consumo de alimentos in natura
Foi criado para reverter o quadro de desnutrição e pobreza da sociedade
Encontra-se direcionado exclusivamente para o cuidado nutricional de comunidades quilombolas
O seu principal foco são é estimular o consumo de alimentos industrializados, por proporcionarem praticidade ao consumidor
2-Segundo o Guia alimentar para a população Brasileira lançado em 2014, alimentos in natura ou minimamente processados, são predominantemente de origem vegetal,devendo ser a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa,culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Dentre os alimentos in natura pode-se considerar somente:
Abacaxi em calda
Abacaxi em suco artificial
Abacaxi
Sorvete de abacaxi
Bolo de abacaxi
3-As Leis da Alimentação foram criadas em 1937 por Pedro Escudeiro, um médico argentino, que introduziu o estudo da nutrição nas escolas de medicina. Segundo PedroEscudeiro, quantas e quais são as leis da alimentação?
Duas leis: Lei da quantidade e Lei da adequação.
Três leis: Lei da quantidade, Lei da harmonia e Lei da adequação.
Três leis: Lei da quantidade, Lei da qualidade e Lei da adequação.
Cinco leis: Lei da quantidade, Lei da qualidade, Lei da harmonia, Lei da Funcionalidade e Lei da adequação.
Quatro leis: Lei da quantidade, Lei da qualidade, Lei da harmonia e Lei da adequação.
4-Em fevereiro de 2006, foi publicado, por meio da Portaria nº 399/GM, o documento das Diretrizes do Pacto pela Saúde. Neste documento, a saúde do idoso aparece como uma das seis prioridades pactuadas entre as três esferas de governo sendo apresentada uma série de ações que visam, em última instância, à implementação de algumas das diretrizes da Política Nacional deAtenção à Saúde do Idoso. O Pacto pela Saúde contempla três dimensões. Em qual dimensão a Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso integra:
Pacto pela Vida
Pacto em Defesa do SUS
Pacto de Gestão do SUS
Pacto pela Liberdade
Pacto de Qualidade de Vida 1
5-A rotulagem nutricional de alimentos embalados, elaborada em conformidade coma legislação vigente, facilita o consumidor conhecer as propriedades nutricionais dos alimentos e contribui para um consumo adequado dos mesmos.De acordo com a RDC nº 360/2003 da ANVISA, é obrigatório declarar as seguintes informações:
valor calórico, carboidratos (kcal e kJ), proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol e sódio.
valor calórico (cal e kJ), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e ferro.
valor calórico (cal e kJ), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e cálcio.
valor calórico (kcal e kJ), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.
valor calórico, carboidratos (kcal e kJ), proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, ácido fólico e sódio.
6-O peso corporal representa a soma de todos os componentes corporais (água, gordura, músculo) e relaciona-se com o equilíbrio proteico-energético de indivíduo. Destaca-se que na avaliação deste parâmetro, deve-se ter cautela em situações de retenção hídrica (edema e ascite), insuficiência renal, insuficiência cardíaca e desidratação. O peso utilizado como referência na avaliação das mudanças recentes de peso é:
Atual
Desejável
Usual
Ajustado
Ideal
7-A educação nutricional é um processo que buscar auxiliar na adoção de hábitos de vida saudáveis com foco em alterações no comportamento alimentar e na ampliação de conhecimentos da população relacionados a nutrição, afim de prevenir doenças e proporcionar bem-estar. Sobre as bases da educação nutricional, assinale a alternativa CORRETA:
A educação nutricional ensina os conhecimentos práticos da ciência da Nutrição indistintamente, objetivando promover hábitos alimentares saudáveis em todas as fases da vida.
A educação nutricional foca na redução das doenças crônicas, como a obesidade.
A educação nutricional visa somente a prevenção das doenças carenciais e modifica tabus alimentares.
A educação nutricional corrige a desnutrição, anemia e hipovitaminose A e suas conseqüências.
A educação nutricional ensina os conhecimentos da Ciência da Nutrição para indivíduos e comunidades com hábitos alimentares errôneos exclusivamente devido à presença de tabus alimentares.
8-O inquérito dietético permite a avaliação qualitativa e quantitativa do consumo alimentar de indivíduos e populações, além do conhecimento dos hábitos alimentares individuais. A respeito dos métodos quantitativos e qualitativos de avaliação do consumo alimentar, assinale a alternativa correta.
O Recordatório de 24 horas só tem validade para avaliar a ingestão alimentar do paciente quando as 24 horas questionadas são típicas e representam o consumo habitual.
O registro alimentar apresenta a vantagem de ser realizado em casa e de necessitar da memória do paciente. Por ser um método quantitativo, não é possível avaliar o consumo habitual do paciente nesse modelo de inquérito dietético.
...