A CASA: PEQUENA HISTÓRIA DE UMA IDEIA
Por: Junior Roque • 5/4/2018 • Resenha • 700 Palavras (3 Páginas) • 2.025 Visualizações
CASA: PEQUENA HISTÓRIA DE UMA IDEIA
WITOLD RYBCZYNSKI
RESENHA
JUNIOR CESAR ROQUE
06416-022
3º ANO A
PROJETO DE INTERIORES 1
PROFESSORA: ALESSANDRA LIMA
SÚMARIO
Introdução_________________________________ Pág. 01
Dados Bibliográficos do Autor_________________ Pág. 01
Resumo_____________________________ Pág. 02
Resenha critica_______________________ Pág. 02
Bibliografia________________________________ Pág. 03
Introdução
Neste trabalho vou falar a respeito do capitulo 1 do livro “Casa: pequena historia de uma ideia” do autor Witold Rybczinski, neste capitulo do livro chamado “Nostalgia” que conta a historia de um estilista de roupas de luxo chamado Ralph Lauren que com o passar do tempo passa a trabalhar na área de decoração. E vou fazer uma Resenha critica comparando o Livro com o documentário da Casa Hibrida.
Dados Bibliográficos do Autor
Witold Rybczynski um autor que nasceu em Edimburgo, estudou arquitetura na Universidade McGill em Montreal e hoje ele é professor emérito de Urbanismo na Universidade da Pensilvânia. Casado com Shirley Hallam mora em um prédio industrial perto do rio Schuylkill, no centro de Filadélfia.
Rybczynski autor de quinze livros e mais de 300 artigos. É um dos escritores mais prolíficos e envolventes da arquitetura e do meio urbano escreveu artigos sobre assuntos de habitação, arquitetura e tecnologia, muitos dos quais são direcionados a leitores não técnicos.
Autor do livro Casa: pequena história de uma ideia conta a relação da casa e mobiliário com o homem por cinco séculos, relatando detalhadamente todo cotidiano e fazendo com que o leitor possa se imaginar dentro da história.
Resumo do capitulo 1 do livro Casa: pequena historia de uma ideia
O capitulo 1 do livro, relata a relação entre o conforto do passado com o conforto da época atual.
Witold Rybczynsky descreve no capitulo sobre a vida de Ralph Lauren, um estilista milionário de 43 anos que é reconhecido nos quatro continentes.
Lauren começou sua carreira criando roupas, ou melhor, “ele imaginava maneiras de pessoas se vestirem”. Mas ao passar do tempo Lauren anunciou que estava entrando para a área de decoração, e com isso ele levou suas criatividades de criar roupas, mas como assim? As pessoas quando compra algo (no caso roupa), elas compram porque se sente confortáveis ou porque esta na moda. E isso que ele queria levar para suas decorações, o conforto.
E com isso Lauren cria decorações para casas especificamente com o modo de vida da pessoa, por exemplo, se caso for uma pessoa da roça que mora no meio rural, ele faria algo pensando no meio de vida dela e não usaria coisas que não estão no padrão de vida daquela pessoa. Mas isso já seria um pouco difícil porque os produtos Lauren, são produtos de luxos especificamente para pessoas da alta sociedade.
Mas com tudo isso o autor termina o capitulo deixando uma pergunta, “O que é isto que está faltando que tanto buscamos no passado?”.
...