A Casa das Duas Vigas
Por: nathyyyys • 9/4/2021 • Trabalho acadêmico • 459 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
A Casa das Duas Vigas foi projetada pelo arquiteto Yuri Vital e construída em 2016 na Praia do Tibal, Rio grande do norte.
O pensamento foi de criar uma casa com um novo conceito, algo inovador.
Qualquer lugar da casa possui três itens essenciais: vista, ventilação e iluminação natural.
Como o nome mesmo diz, ela é sustentada apenas por duas vigas e quatro pilares.
A residência dispõe de apenas 1 pavimento e está disposta em dois blocos com um desnível de 1 metro e meio de altura entre eles, ligados por um jogo de escadarias, permitindo assim a vista para o mar e a natureza de qualquer parte da casa.
No bloco frontal, estão dispostos sala de estar, sala de jantar e a cozinha. Acima do bloco frontal, há um solaruim, onde a vista do mar é ainda mais privilegiada, pelo fato do observador, estar acima do nível da copa da árvore, esta que gera um sombreamento ao pavimento inferior, utilizando a natureza a todo favor da obra. Já o bloco elevado acomoda a área íntima, composta por três suítes enfileiradas, como num mini-hotel.
Construída em materiais resistentes, com o objetivo de baixo custo de manutenção, essa casa deverá se manter durante sua vida, sem grandes investimentos. Pois temos apenas, concreto, vidro, madeira tratada e metal anticorrosivo.
O concreto armadofoi usado em todo entorno da casa. Ele faz uso de barras de aço junto com o concreto. Essas ferragens são utilizadas por causa que o concreto sozinho não suporta grandes esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo. Nesse projeto, o concreto não foi revestido, então da pra gente ver ele.
O vidro foi utilizado para alem de deixar a casa bonita, como pra vedar o bloco frontal.
O metal anticorrosivo foi usado nos corrimãos e nos pilares, e como o nome diz, ele não oxida.
A madeira tratada foi utilizada em duas paredes do bloco superior e no piso do solarium. Essa madeira possui uma longa vida útil depois de tratada, então ela não precisará ser substituída. Além disso, ela é ecológica.
O principal objetivo da Casa das duas Vigas era construir uma morada que tivesse o mínimo contato com o solo por três motivos: primeiro: a umidade, tendo em vista o lençol freático do litoral
Segundo: a presença de muitos insetos e animais rastejantes nos arredores.
Terceiro: porque favoreceria a ventilação da casa. Os 50 cm que afastam o primeiro bloco do chão têm um comportamento semelhante à asa do avião: quanto mais “afunila” o vento, maior a pressão dele. Quando o vento de baixo está passando numa velocidade maior que o de cima, gera um efeito chaminé em toda a parte central da casa
...