A Contabilidade Básica
Por: julianabeatriz • 3/4/2023 • Resenha • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 88 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
JULIANA BEATRIZ LIMA DA SILVA
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA: CAPÍTULOS 1 E 2
NATAL-RN
APRESENTAÇÃO
2022
SUMÁRIO
- Capítulo 1 ............................................................................................... 3
- Capítulo 2 ................................................................................................ 4
- Conclusão ............................................................................................... 5
- Referência................................................................................................ 6
1. CAPÍTULO 1
Noções preliminares
A Contabilidade é uma ciência social com o objetivo registrar, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas, seja de uma empresa, pessoa física ou jurídica. A área inicialmente surgiu associada com o Capitalismo, assim, com o tempo houve o aperfeiçoando o ramo. O campo de atuação da contabilidade é amplo, hoje, o método contábil é aplicativo a qualquer tipo de pessoa ou companhia que tenha necessidade de gerenciamento da gestão financeira, trazendo ordem e equilíbrio.
O uso de informações contábeis tem duas finalidades básicas: o planejamento, bem como o controle e auxílio no processo decisório. O planejamento tem como objetivo estabelecer rumos alternativos, a fim de escolher aquele que apresenta melhor resultado para o futuro, enquanto o controle é um processo da responsabilidade da administração. A informação contábil é útil em ambos os processos, utilizando relatórios contábeis ao relatar a respeito dos planos e políticas da administração, fornecer conhecimento aos gestores e a usuários como credores e investidores. As funções típicas da contabilidade incluem a planificação da contabilidade, o registro e controle das operações, a elaboração de demonstrações financeiras e a análise e interpretação dos dados contábeis.
O mercado de trabalho do contador de alto nível do Brasil é um dos mais financeiramente vantajosos. Não sempre a força de trabalho foi valorizada, porém com o aumento da necessidade das empresas da organização financeira, estão finalmente aperfeiçoando tal profissão. No entanto, é importante reconhecer que existe limitações dentro da profissão, só deve ser exercido decisões que são favoráveis para a administração e outros interessados. Além disso, a Contabilidade só pode capturar eventos mensuráveis em moeda, e muitas vezes não reflete completamente a realidade econômica atual.
Com o objetivo de produzir Pronunciamentos, Interpretações e Orientações a partir das Normas Internacionais emitidas pelo IASB. Em 2005, foi criado o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), o qual os órgãos reguladores contábeis brasileiros aprovam esses documentos emitidos pelo CPC e os tornam obrigatórios em seus respectivos âmbitos.
2. CAPÍTULO 2
Estática patrimonial: o balanço
O Balanço Patrimonial é uma das mais importantes demonstrações contábeis, por meio do qual podemos apurar a situação patrimonial e financeira, é conjunto de bens, direitos e obrigações a pagar e receber. Nessa demonstração, se pode observar o Ativo, Passivo e o Patrimônio Líquido.
O Ativo é basicamente os bens e os direitos expressos em moedas, caixas, bancos, imóveis, contas a receber de clientes, mercadorias, transportes são alguns dos bens que a associação pode possuir. Os elementos do Ativo estão expressos do lado esquerdo do Balanço Patrimonial.
O Passivo, de forma simplificada, são as obrigações a pagar, a exemplo contas a pagar, salários a pagar de funcionários, pagamento a pagar de terceiros. Os elementos do Passivo estão expressos a direito do Balanço Patrimonial. Caso o Passivo suplantar o Ativo denomina-se Passivo a Descoberto. Para calcular o Patrimônio Líquido é preciso a diferença entre o valor do ativo e passivo.
...