A Importância da Educação Financeira
Por: xandaro • 9/2/2022 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 167 Visualizações
[pic 1]
Aula: A importância da Educação Financeira | N° aula: 01 |
Série: 1ª Série | |
Duração total da aula: 50 minutos |
Parte 1: introdução
Slides: 1, 2 e 3
Duração: 5 minutos
Descrição: Cumprimentar os alunos, fazendo as devidas apresentações e saudações iniciais.
Slide 2 – Explique que o tema da aula é a importância da educação financeira e a nossa relação com o dinheiro.
Slide 3 – Apresente os objetivos de aprendizagem específicos que serão abordados:
- Compreender o conceito e a importância da educação financeira nos dias atuais;
- Identificar as motivações por trás de uma compra: necessidade x emoção;
- Analisar a evolução do dinheiro ao longo do tempo, bem como as fases do Capitalismo.
Parte 2: desenvolvimento da aula
Estratégia 1: Brainstorming inicial
Slides: 4 e 5.
Duração: 5 Minutos
Descrição: Debater sobre o que é educação financeira, sua importância na vida dos jovens e a diferença que ela pode fazer nas finanças pessoais.
Comece questionando:
- O que vocês entendem por educação financeira?
Slide 4 e 5 – Apresente aos alunos o conceito de educação financeira com o auxílio do slide 4, e explique a diferença entre quem aprender a lidar com o dinheiro desde cedo e quem não aprende. Depois, conecte essas explicações com o pensamento de Kiyosaki (2011) presente no slide 5.
“As escolas se concentram nas habilidades acadêmicas e profissionais mas não nas habilidades financeiras. Isso explica por que médicos, gerentes de banco e contadores inteligentes que tiveram ótimas notas [...] terão problemas financeiros durante toda a sua vida.”
Estratégia 2: Situação-problema/Desafio
Slides: 6, 7, 8 e 9.
Duração: 20 Minutos
Descrição: Gerar uma reflexão na sala a respeito dos tipos de compras (por emoção e por necessidade), já fazendo um gancho o conceito de dinheiro e seus usos, que será o tema do próximo bloco.
Slide 6 – Convide os alunos a refletirem sobre os questionamentos propostos pelo slide 6, estimulando seu pensamento crítico e fazendo com que eles conectem a educação financeira ─ até então apresentada como um conceito abstrato ─ para o próprio dia a dia:
- Você compra por que precisa ou pela emoção?
- Você consegue pagar todas as suas contas?
- Você consegue economizar e guardar algum dinheiro?
Slides 7– Apresente o vídeo “necessidade x emoção”.
Após os alunos assistirem ao vídeo, e com o auxílio do slide 7, proponha o desafio do smartphone. Pergunte se eles já passaram por situação similares e qual foi a atitude que tomaram.
Este é um momento rico para que os alunos reflitam a respeito de sua relação com as compras por necessidade e por emoção, ancorando a importância da educação financeira em suas vidas.
Slides 8 e 9 – Introduza a questão do dinheiro, preparando o terreno para o trecho expositivo a respeito de sua origem e evolução histórica.
Estratégia 3: Exposição de conteúdo
Slides: 10 a 20.
Duração: 15 Minutos
Descrição: A partir das reflexões geradas nos blocos anteriores, expor a origem e a evolução histórica do dinheiro, apresentando as fases do Capitalismo até o momento atual.
Slides 10, 11, 12 e 13 – Apresente a origem do dinheiro, conectando com o conteúdo do texto-base a respeito do escambo e da precedência das moedas sobre as cédulas.
Slides 14 e 15 – Introduza a ideia da evolução do dinheiro, passando pela substituição do escambo por comércio baseado em valores fixos para as mercadorias. Conecte, ainda, com as múltiplas formas de dinheiro existentes atualmente, ou seja, papel-moeda, vales, cartões e criptomoedas e como essas transformações modificam nossas relações sociais, econômicas e até políticas.
...