A Infraestrutura Urbana
Por: Fernanda Milhomem • 26/2/2018 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 419 Visualizações
- OBJETIVO
O presente relatório trata de uma visita técnica ofertada pelo professor da disciplina de infraestrutura urbana, Érico Archeti, com o intuito de apresentar as características de infraestrutura dos bairros Bertaville, localizado na porção extremo sul da cidade; à quadra 706 Sul, e também a 103 Sul. Além do mais, o objetivo da visita é permitir que os alunos possam relacionar os conceitos apresentados em sala de aula com a realidade, ou seja, com o que acontece na prática em nossas cidades, questões como esgoto, drenagem, oferta de água, entre outros.
- SETOR BERTAVILLE
A visita no setor Bertaville se iniciou por uma via arterial. Tal via está prevista para ser ampliada já que o bairro começou a crescer. A origem do nome Bertaville é em função do nome de um clube que se encontra nessa região. A rua de encontro para a visita se localiza entre a praia e o mencionado clube Bertaville. Sobre identidade, pode-se dizer que o bairro tem essa relação identitária com a região, pois era um loteamento onde moravam chacareiros, e o acesso era bem precário.
[pic 1]
Figura 1 – Via arterial do setor Bertaville. Fonte: Acervo do autor.
[pic 2]
Figura 2 – Clube Bertaville. Fonte: Acervo do autor.
O bairro em questão cresceu demograficamente muito rapidamente, em cerca de cinco anos já possuía uma população considerável. Comparando Bertaville com outras quadras visitadas, em relação aos vazios urbanos, há uma quantidade relativamente grande, porém o setor possui apenas cinco anos de existência, ao contrário da 103 Sul que possui uma quantidade considerável de vazios e já tem 25 anos. Já a 706 sul foi uma das primeiras quadras residenciais a ser ocupada e não apresenta tantos lotes vazios.
2.1 ESGOTO SANITÁRIO
Há uma praia que é tratada como particular, pois possui elementos que acabam por trazer esse significado. Foram construídos portões com cadeados e elementos como quebra molas para evitar a entrada de quem não possui “permissão”.
[pic 3]
Figura 3 – Praia do setor Bertaville. Fonte: Acervo do autor.
Ainda sobre a praia, foi observado pelos alunos na visita que a mesma exala um odor forte. Além do mais, o bairro todo possui mau cheiro justificado pela proximidade com a estação de tratamento de esgoto. Tal problema tem afetado drasticamente a continuidade de crescimento populacional, gerando também vazios, principalmente nas proximidades de onde tem a estação de tratamento. No início, o bairro evoluiu rápido no seu crescimento devido às pessoas ainda não terem percebido a quantidade de problemas de infraestrutura.
O loteamento que resultou no Bertaville foi um dos primeiros a se exigir como obrigatório a oferta de rede de água e esgoto antes mesmo de asfaltar e fazer as instalações elétricas. Antes a prefeitura não tinha essa exigência e aprovava a divisão dos lotes no loteamento da gleba sem ter a necessidade de se fazer a infraestrutura. Após a venda as pessoas já podiam começar a se instalar sem necessariamente ter algum tipo de rede.
2.2 DRENAGEM
Sobre a drenagem, era superficial, ou seja, tinha tubo de dreno no final da avenida. Atualmente, não há bocas de lobo, pois a inclinação é bem acentuada, e a água é toda levada para o rio.
...