Trabalho da Disciplina de Infraestrutura Urbana do Centro Universitário Luterano de Palmas
Por: Rayllo Silva • 10/6/2019 • Trabalho acadêmico • 754 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
[pic 1]
Rayllo Silva de Oliveira
RELATÓRIO
Trabalho da disciplina de Infraestrutura Urbana do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).
Professor: Juliana Cunha
Palmas – TO 2018
Introdução
Este relatório de visita técnica visa conhecimento da infraestrutura urbana. Acompanhando o processo da estrutura de drenagens e sua execução, pavimentações, os métodos utilizados e as questões ambientais como o desmatamento. Tudo isso feito para a obtenção de duas pistas de trafego de 10,5 metros, mais 5 metros de calçada e ciclovia.
Local de visita:
Construção de 240 apartamentos MCMV
A visita foi realizada pelos alunos do curso de Engenharia Civil sob coordenação da Professora Fernando Jr.
Fomos recebidos às 08:30 horas pelo Técnico Eng. Civil Roberto Cabral responsável pela fiscalização da obra que discorreu brevemente sobre as atividades desenvolvidas na mesma, abrindo logo em seguida espaço para perguntas.
Obra no sistema construtivo de alvenaria estrutural com 15 torres, totalizando 240 apartamentos MCMV.
Endereço:
Avenida NS-04
Data da visita:
Visita ocorrida em 17 de agosto de 2018 às 08:30 horas.
Relatório
Cleidson dá início falando sobre a implantação de galerias de drenagens feitas pela Odebrecht, segundo o mesmo para fazer galerias é preciso de licenças ambientais, pois todas obras públicas não são livres das mesmas. Neste tipo de obra é preciso licença ambientais, licenças de operação, licenças de instalação entre outras. Todas emitidas pelo órgão ambiental.
Devido ter uma obra que foi aterrada, seus limites não são só a pavimentação com as calçadas, com o aterro feito a área degradada foi maior. Mas em compensação existe leis ambientais que faz com que o desmatamento desnecessário não ocorre, e caso ocorra, essas árvores desmatadas são substituídas em outro local. Levando isso em consideração é possível notar a grande necessidade de saber mais da parte de infraestrutura, para enfim analisar o quanto pode ser desmatado para fazer um plano de planejamento ambiental e então conseguir tirar todas a licenças.
Em relação a drenagem, a mesma nada mais é do que um coletor de águas pluviais, direcionando-as a um lugar seguro, tendo o objetivo de tirá-las da pista. Pois todos sabemos que um dos maiores vilões da pavimentação é a água, pois sua presença na pista diminui a vida útil do pavimento.
Resumindo, a rede de drenagem é justamente para direcionar essa água a uma rede de capitação, como córregos, rios e bacias.
Cleidison explica que foi feito um estudo de vazão para saber qual o tipo de dispositivo que seria utilizado na rede de drenagem, se era tubulações, galerias ou pontes. E através dos estudos hidrológicos e da contribuição da bacia, foi possível saber qual dispositivo de obra de arte especial seria usado. No caso optaram pelas galerias.
...