A Matéria da Obra de Arte - Teoria da Restauração
Por: Thaienne Carneiro • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 444 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
A Matéria da Obra de Arte
Ana Luiza Silva
Thaienne Carneiro
1° axioma
“Restaura-se somente a matéria da obra de arte.”
a obra de arte, em sua acepção, é um ato mental que se manifesta em imagem através da matéria e é sobre esta matéria – que se degrada - que se intervém e não sobre esse processo mental, no qual é impossível agir.
A matéria é o único objeto da intervenção de restauro e para entendê-la precisamos compreender o que é matéria em relação a obra de arte;
Matéria é definida pelo fato de representar o tempo e o lugar de intervenção de restauro;
Este mesmo pensamento é transmitido na carta de Restauro de 1972, nela o restauro é proposto com objetivo de conservar e revelar os valores estéticos e históricos dos monumentos e se baseia em respeitar o material original e os documentos autênticos, para não ter uma perca no tempo, sendo que a restauração sempre será feita acompanhada por um estudo arqueológico e histórico do monumento.
A matéria tem duas funções: aspecto e estrutura - uma em geral não contradirá a outra, sem que com isso se possa excluir um conflito.
Deve-se sempre indagar a matéria sobre ela ser aspecto ou estrutura, isso evita erros destrutivos;
Conflitos dessa ordem só podem ser resolvidos com a prevalência do aspecto sobre a estrutura, quando não puder ser conciliado de outra maneira.
Pintura sobre madeira em que a madeira esteja de tal modo a ponto de não mais oferecer suporte adequado. Nesse caso então, a pintura será aspecto e a madeira estrutura.
Edifício parcialmente derrubado por terremoto, se faz nesse caso uma reconstrução ou anastilose. As paredes e até mesmo a estrutura do edifício poderá mudar, para que em futuros terremotos elas sejam mais resistentes, mas essas mudanças não podem alterar o aspecto da matéria.
EXEMPLOS
Estátua em mármore X Mármore da pedreira
Não é só o material que define a obra, mas sim onde ela se encontra, as relações com o ambiente, como incidência de luz e ações do tempo sobre ela.
A remoção das obras do seu local de origem deve ser justificada, como por exemplo, em casos de preservação da obra
EXEMPLOS
Castelo Saliceto - Itália
A nova torre, que usa materiais contemporâneos, recompõe a volumetria do conjunto sem criar um falso histórico.
Fonte:http://preservacaodopatrimonioedificado.blogspot.com/2017/11/castelo-saliceto-um-projeto-de-restauro.html
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos - Grécia
Uso de argamassa para preenchimento das colunas
Fonte: https://viagallica.com/grece/lang_pt/site_asclepieion.htm
...