A Mobilidade Urbana
Por: Elysson Garcia • 3/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 162 Visualizações
SINOPSE DO CASE: AS CONDIÇÕES DA MOBILIDADE URBANA DO ENTORNO DIRETO DA FEIRA DA COHAB EM SÃO LUÍS – MA[1]
Elysson Garcia Almeida[2]
Márcio Jansen³
Patrícia Teresa Martins Lima³
- DESCRIÇÃO DO CASO
A infraestrutura urbana é definida como um conjunto de sistemas e serviços necessários para se desenvolver funções urbanas. Levando em consideração as atividades urbanas, como a acessibilidade desses espaços para a população. Os serviços públicos são de essencial importância para o desenvolvimento das atividades urbanas dentro da cidade. Sob uma análise do espaço urbano, a dinâmica da cidade tem relevante importância, relacionando a moradia, ao setor comercial, a infraestrura e serviços.
As feiras e mercados populares possuem grande importância para a cidade de São Luís – MA, possibilitam a ocupação de diversos tipos de atividades, proporcionado vivências, possuem identidades próprias e peculiares, resistindo a modernidade dos supermercados, pelo seu caráter popular e cultural. Em alguns bairros elas são tradicionais e atraem consumidores de diversas localidades. São geradores de empregos e rendas que ainda movem a economia local de um bairro ou de determinada região.
Atualmente, as feiras passam por uma situação de descaso e abandono. Onde os consumidores deparam-se com exposição de esgoto, grande concentração de lixo, falta de higiene nas instalações, péssimas condições de acondicionamento de alimentos, infraestrutura precária ou inexistente e fortes odores que torna este espaço inadequado para venda de alimentos.
- IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
A feira da Cohab, localizada às margens da avenida Jerônimo de Albuquerque, foi fundada há mais de 50 anos, com um pequeno número de barracas. Durante todos esses anos, a feira cresceu bastante, de maneira muito desordenada, o que acabou trazendo problemas de infraestrutura para o bairro. Em 2008 passou por uma reforma, em que o novo mercado da Cohab passou a possuir 48 boxes e 168 barracas, mesmo assim as reclamações continuaram, segundo os feirantes da feira, não atenderam as exigências das quais eles tanto lutaram para serem feitas. As reclamações acerca de suas condições partem tanto dos feirantes como também dos consumidores que enfrentam sérias dificuldades com problemas que vão além da infraestrutura do local, há grandes reclamações quanto aos acessos e a mobilidade no entorno da feira, principalmente no período chuvoso, dificultando ainda mais a vida da comunidade que utiliza os modais públicos de transporte.
- Descrição das Decisões Possíveis
Sugere-se então, cinco propostas de intervenções para a Feira da Cohab:
- (PROPOSTA 01) – Garantir infraestrutura e relocação do comércio informal;
- (PROPOSTA 02) – Melhorias no sistema de drenagem pluvial;
- (PROPOSTA 03) – Melhorar a iluminação da área;
- (PROPOSTA 04) – melhorias na acessibilidade relacionado as atividades humanas;
- (PROPOSTA 05) – Melhoramento do saneamento da feira e entorno.
- Argumentos capazes de fundamentar cada decisão
- (PROPOSTA 01) – Garantir infraestrutura e relocação do comércio informal:
A concentração de comerciantes em um único lugar resulta numa concorrência, representado na qualidade, na quantidade e nos preços dos produtos, atraindo grande número de consumidores. Por oferecer uma grande diversidade de produtos, a feira se configura como um grande movimento econômico.
Após a realização de um diagnóstico, foi observado a necessidade de carência de infraestrutra para os comerciantes informais que ocupam a área de forma irregular, acarretando no aumento do acumulo de lixos e sujeiras pela feira, além da péssima qualidade que esses pontos apresentam. Após aplicação de questionários aos feirantes e usuários, tivemos os seguintes resultados:
[pic 1]
Imagem 1: Resultado obtido após diagnóstico da feira e entorno. 85% dos usuários e feirantes afirmam que se a feira passasse por melhorias de infraestrutura e saneamento, o local passaria a receber mais consumidores.
[pic 2]
Imagem 2: Resultado sobre a segurança do entorno, obtido após aplicação de questionários.
Assim como um embelezamento da área do entorno, tornaria o ambiente mais convidativo, proporcionando interações, com a escala da vizinhança, o que acarretaria um maior uso da área, consequentemente, uma maior sensação de segurança pelos usuários.
(PROPOSTA 02) – Melhorias no sistema de drenagem pluvial:
As áreas de entorno da feira apresentam deficiência com relação a infraestrutura de drenagem das aguas pluviais, aguas provenientes de chuvas e do próprio esgoto correm a céu aberto. Tem como função promover o adequado escoamento da água das chuvas que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos das inundações.
(PROPOSTA 03) – Melhorar a iluminação da área:
Criticado por uma parcela dos entrevistados, a iluminação pública da área é caracterizada como deficiente. Essa iluminação deve atender as necessidades dos usuários dos diferentes turnos do dia, garantindo bem-estar e segurança aos usuários da área. Garantindo uma melhor infraestrutura para os feirantes e consumidores.
A imagem a seguir retrata o nível de satisfação dos usuários referente a atual qualidade da iluminação pública da área e entorno:
[pic 3]
Fonte: Própria, após realização de visitas para levantar diagnostico da área.
(PROPOSTA 04) – melhorias na acessibilidade relacionado as atividades humanas:
As áreas de qualquer espaço ou edificação de uso público ou coletivo devem possuir rotas acessíveis. Após diagnostico da área, ficou observado diversas falhas de acessibilidade na feira e no entorno, como mostra a imagem a seguir.
...