A Pavimentação Com Resíduos
Por: BrF13 • 31/8/2018 • Trabalho acadêmico • 1.952 Palavras (8 Páginas) • 190 Visualizações
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE A ÁREA DE PESQUISA "PAVIMENTAÇÃO COM RESÍDUOS"
RESUMO
Neste trabalho é apresentada uma revisão narrativa sobre pesquisas feitas na área de pavimentação com resíduos, realizada com consultas à artigos publicados em revista científica, textos didáticos e navegações pela internet. O texto tem como objetivo mostrar como os Resíduos de Construção e Demolição (RCD) são incorporados à fabricação de novas peças e estruturas de pavimento, salientando a possibilidade de substituição de porcentagens significativas de materiais poluentes por rejeitos que seriam descartados, obtendo resultados que permitem seu uso sem problemas em larga escala além de gerar um impacto ambiental positivo. Os temas dos artigos selecionados para a revisão têm em comum o pavimento intertravado, mais utilizados em passeios, praças e circulação de veículos leves, podendo ser cimentícios e permeáveis ou de cerâmica com chamote. Também é retratado o estudo para incorporação de resíduos reciclados em uma estrutura de tráfego intenso em Joinville, Santa Catarina.
Palavras-chave: pavimentação; resíduo; intertravado; cerâmico; permeável.
A review on the "Paving with Residues" research area
ABSTRACT
This paper presents a small review about researches done on the area of "Paving with Residues", based on articles published in scientific magazines, textbooks and internet papers. The text's purpose is show how Construction and Demolition Waste are incorporated in the making of new pieces and structures of pavimentation, pointing out the possibility of replacement of significant percentages of pollutent materials by residues that would be discarded, getting results that shows that is possible their use in large scale in addition to generate a good ecological impact. The articles's themes chosen for the review have in common the interlock pavement, more used in sidewalks, squares and light vehicle traffic, that can be made of cement and be permeable, or made of ceramics with the addition of a residue called "chamote". There is also a study dedicated to the incorporation of recicled residues in a heavy traffic structure in the city of Joinville, Santa Catarina.
Keywords: pavimentation; residues; interlock; ceramics; permeable.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de analisar três pesquisas no ramo de inserção de resíduos provenientes da indústria da construção civil em pavimentação. Sabe-se que no Brasil, de acordo com a Agência de Notícias da Confederação Nacional do Transporte (CNT, 2017), apenas 12,2% da malha rodoviária é pavimentada, e que essa pequena porcentagem está se deteriorando cada vez mais rápido, seja por falta de manutenção ou por baixa qualidade dos materiais empregados. Tal qual à pavimentação, o setor de reciclagem de resíduos ainda engatinha no país. De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON, 2015) em um relatório de pesquisa setorial, apenas 21% desse tipo de material foi reciclado, fazendo com que a grande maioria acabasse em aterros sanitários ou outras destinações. Com essas informações é fácil entender o importante papel das pesquisas aqui analisadas para a criação e implantação de novos métodos de produção para o desenvolvimento do Brasil.
Há mais de 15 anos pesquisadores já constatam que é viável a utilização de materiais da construção civil reciclados em pavimentação (TRICHES; KRYCKYJ 1999). Segundo os pesquisadores, quando misturado com solos de diferentes granulometrias, o resultado é que a mistura pode ser empregada nas camadas de reforço de subleito e sub-base, cumprindo as funções estruturais e ainda barateando a obra. Isso foi posto à prova em um dos artigos analisados, onde os pesquisadores (Goulart dos Santos et. al, 2014) fizeram cálculos e comprovaram as afirmativas anteriores. Além de auxiliar a construção do pavimento, o resíduo pode fazer parte da composição da camada de revestimento, como é o caso dos dois outros artigos aqui analisados, que pesquisaram novas formas de produzir blocos intertravados com adição de rejeitos.
Segundo a definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) piso intertravado é um pavimento flexível cuja estrutura é composta por uma camada base (ou base e sub-base), seguida por camada de revestimento constituída por peças de concreto justapostas sem uma camada de assentamento e cujas juntas entre as peças são preenchidas por material de rejuntamento e o intertravamento do sistema é proporcionado pela contenção. O artigo "Pavimento intertravado permeável com resíduos da construção civil e microesferas de parafina" trata de como tornar permeável esse bloco cimentício por meio do uso de microesferas de parafina, bem como da adição dos rejeitos da construção civil.
Além de usar o bloco de cimento convencional, há uma pesquisa que aborda a criação de blocos com cerâmica, um processo menos poluidor, mas com mesma eficácia que o anterior, e ainda com adição de rejeitos do próprio processo de fabricação dos blocos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Este artigo se trata de uma revisão bibliográfica, com base em três artigos sobre a área de pesquisa "pavimentação com resíduos". O material estudado nesse texto foi obtido durante o período de abril e maio de 2018, no portal de periódicos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A pesquisa foi realizada nos laboratórios de informática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Colatina, utilizando as palavras-chave "pavimentação", "resíduos", "RCD" e "permeável". Os critérios adotados para a escolha dos artigos foram a sustentabilidade em pavimentos e a publicação desses em revistas e congressos. Após a seleção dos textos, realizou uma pesquisa virtual sobre os temas tratados para sua melhor compreensão no que tange a pavimentação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Santos et. al analisaram e obtiveram que o solo não se apresentou adequado para o uso em pavimentação de tráfego intenso segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Entretanto, quando misturado em proporções de 44% na Mistura 1 e 83% na Mistura 2 de agregado reciclado, possibilita o uso do material como sub-base de pavimentos de elevado volume de tráfego. Já na camada de base, poderia
...