A Política de Bolsas Governamentais Versão
Por: Unopar Maragogi • 3/5/2021 • Monografia • 5.099 Palavras (21 Páginas) • 121 Visualizações
[pic 1]
- Objetivo: As Bolsas Governamentais têm como proposta, contribuir em parceria com as prefeituras e governos, com a formação dos cidadãos que comprovem sua elegibilidade às regras dos programas. Os beneficiados por estas bolsas são: funcionários públicos, professores da rede pública, alunos de baixa renda familiar, residentes às prefeituras parceiras, entre outros públicos.
Estas parcerias garantem à Kroton, a contrapartida de repasses, isenções fiscais e permutas. Desta forma, a Política para Concessão de Bolsas, descreve as regras dos programas aderidos pelas IES do grupo Kroton, junto as secretarias.
As áreas de Produtos Financeiros e DGA Bolsas, garantem Gestão e Operacionalização das bolsas ofertadas, cujo detalhamento e especificidades de cada bolsa, estarão contemplados nesta material.
- Conceitos: A descrição das bolsas governamentais contidas nesta política, traz esclarecimentos dos papéis e responsabilidades das áreas envolvidas. Dessa forma, busca garantir a aderência aos programas firmados junto aos órgãos públicos, a viabilidade financeira e operacional dos tais programas e o pleno funcionamento dos processos.
- Papéis e Responsabilidades:
3.1 Unidades:
- Analisar as propostas e procedimentos de negociação, para enviar para aprovação;
- Garantir a elegibilidade dos beneficiados: análise de documentos, manutenção junto ao órgão público e divulgação das condições do programa aos alunos.
3.2. Jurídico:
- Analisar/Validar os Termos, Editais e Contratos.
3.3 DGA Bolsas:
- Protocolar proposta da Adesão / Renovação: coletar documentação, recolher assinaturas e garantir os prazos do programa;
- Operacionalizar o processo: lançar e renovar as bolsas, realizar cadastro do programa no sistema, criar tipologia da bolsa, encerrar as bolsas, realizar aprovações nos sites, apurar elegibilidade do aluno no programa e reportar as condições adversas e solicitar NF para pagamento do órgão;
- Prestar de contas atendendo às solicitações de cada programa: Garantir a realização da prestação de contas, em suas especificidades, dento dos prazos de cada programa;
- Atualizar a Política e garantia da divulgação nos Canais de comunicação.
3.4 CKS:
- Realizar a conciliação bancária dos pagamentos: Conciliar os valores recebidos com os previstos, realizando as baixas referentes aos pagamentos no sistema e sinalizar os desvios no processo.
3.5 Controladoria / Tributário:
- Realizar a conciliação contábil e garantir o recolhimento dos impostos: Garantir que os abatimentos dos impostos estejam de acordo com os índices pré-estabelecidos no contrato e que os pagamentos sejam recebidos nas contas contábeis corretas;
3.6 OPF (Operações de Produtos Financeiros):
Realizar estudo de viabilidade Financeiro do programa;
- Recomendar se haverá possibilidade de renovação dos convênios estabelecidos (Revisão ou direcionamento para realização do estudo de viabilidade).
3.7 GPF (Gestão de Produtos Financeiro):
- Realizar estudo de viabilidade Operacional do programa, realizando consulta com o Jurídico;
- Gerenciar os Repasses: Garantir que os pagamentos estão sendo realizados pelos órgãos públicos e com valores aderentes aos contratos, nos períodos estabelecidos;
- Atualizar a Política e garantia da divulgação nos Canais de comunicação;
- Realizar as Auditorias nos processos, dos programas ativos;
- Recomendar se haverá possibilidade de renovação dos convênios estabelecidos (Revisão ou direcionamento para realização do estudo de viabilidade).
Clique AQUI e confira os detalhes da matriz de Papéis & Responsabilidades deste processo.
Programas relacionados nesta Política:
I. Organização das Voluntárias de Goiás - OVG 3
II. Prefeitura de Paulínia 4
III. Vale Universidade de Mato Grosso do Sul – SETAS 5
IV. Prefeitura de Pindamonhangaba 6
V. Prefeitura Municipal de Butiá 7
VI. Prefeitura de Santa Teresa 8
VII. Nossa Bolsa 9
VIII. Prefeitura Municipal de São Simão 10
IX. Prefeitura de Valinhos 11
X. PROCAMPIS – Campinas I, II, III e IV 12
XI. Prefeitura de Leme 13
XII. Prefeitura de Pirassununga 14
XIII. Bolsa UNICAMP 15
XIV. Bolsa Atleta 16
Organização das Voluntárias de Goiás - OVG
Essa política deve ser aplicada nas seguintes unidades:
- Faculdade Pitágoras de Goiânia
- Faculdade Anhanguera de Anápolis.
Conceitos:
A bolsa OVG (Organização das Voluntárias de Goiás) tem como finalidade o custeio das mensalidades dos alunos beneficiados com o programa. O governo realiza o pagamento via repasse (depósito em conta corrente), no valor máximo de R$500,00.
...