A Resenha do Livro: Desenho Ambiental
Por: Brunico18 • 12/3/2023 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 128 Visualizações
Resenha do Livro: Desenho Ambiental – Uma introdução a
Arquitetura da Paisagem
O livro começa com a autora evidenciando que o paisagismo atual, da forma como conhecemos adquiriu popularidade e teve ênfase de forma massiva nos últimos anos. Os capítulos descrevem, entre diferentes épocas, como o paisagismo era retratado, trazendo também estudos de caso de obras e profissionais renomados. Luís demo mostrava maestria ao lidar com a relação arquitetura-paisagem, utilizando formas arquitetônicas geograficamente simples e adicionando pesadas massas vegetais como efeito de contraposição. Ainda que para esses fins, os jardins japoneses serviram de inspiração para o mundo ocidental pela utilização de materiais antes considerados ‘’duros’’, a exemplo de rochas, areias e paralelepípedos.
Ainda nesse cenário e durante a Guerra do Vietnã foi percebido a dimensão da crise ambiental planetária, fazendo surgir uma nova linha de trabalho para os paisagistas, iniciada por Ian McHarg na Pennsylvania - EUA, que começo a ser evidenciada em meados de 1970, ficando conhecida como linha de planejamento e Desenho Ambiental e definida como ‘’A Ciência do Habitat’’. Dado isso, os estudos na área do Desenho Ambiental foram aprofundados, e dois fatores foram utilizados para resumir a relação do Desenho com seus precursores originais e dar por fim o aporte técnico-científico que restava. No decorrer do livro é citado também os problemas gerados pela globalização da agricultura, como os danos causados aos diferentes ecossistemas em diferentes áreas do globo. Outro tópico bastante discutido e relevante é a questão das as Áreas de Preservação e Proteção Ambientais, e que muitas vezes são vistas como locais de baixo ou quase nenhum proveito, sem produtividade.
Outro fato muito interessante e positivo é a questão de como ela abordou os termos históricos e os relacionou aos fatos de forma clara e síncrona. Contudo, penso que ainda que a linguagem seja clara, houve, para mim, em alguns pontos a necessidade de consultar referências externas para compreender melhor o assunto tratado, dificultando talvez a leitura para leigos como eu no conceito ‘’relação Paisagismo – Arquitetura’’.
...