A Resposta da Atividade Avaliativa
Por: RENATA SOUSA SILVA • 7/12/2022 • Abstract • 694 Palavras (3 Páginas) • 119 Visualizações
Página 1 de 3
Universidade Federal do Tocantins Campus de Miracema[pic 1]
Turma de Serviço Social-PRONERA
Professora: Dra. Rosemeire dos Santos
Aluna: Renata Sousa Silva
Resposta da Atividade Avaliativa
- Considerava a especialização do trabalho coletivo, dentro da divisão social e técnica do trabalho, como uma das óptica de abordagem da profissão, ao lado de outras, que enriqueceram o debate acadêmico plural na consideração das particularidades do serviço social.
- Reconstrói a estrutura e a dinâmica da sociedade capitalista a partir da origem do trabalho, da produção, das relações de propriedade e critérios de racionalidade.
- É o valor de uso da mercadoria, ou seja, é o valor que a mercadoria a partir da sua necessidade de uso.
- É o esforço despendido das habilidades humanas para a materialização da mercadoria
- Proletarização ativa requer, medidas institucionais de proteção da força de trabalho dispensada da pressão de vender-se, sendo consumida de outra forma que não a troca de dinheiro, enfatizando de forma decisiva o papel do Estado nesse processo, essencial no capitalismo maduro, uma face política do processo de proletarização. Já a passiva deriva da destruição de formas de trabalho e subsistência preexistentes, essa desapropriação das condições de trabalho
- Focar no trabalho profissional como partícipe de processos de trabalho que se organizam conforme as exigências econômicas e sociopolíticas do processo de acumulação
- A matéria prima do trabalho do assistente social encontra-se no âmbito da questão social e das suas múltiplas manifestações.
- A questão social é a expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta.
- Desemprego e a precarização das relações de trabalho.
- E a redução dos custos, na qualidade e na produtividade Esgotamento da estratégia estatizante e a necessidade de superação de um estilo de administração pública burocrática a favor do modelo gerencial, descentralizado, voltado para eficiência, o controle de resultados, com.
- O governo considera que o Estado deve deixar de ser o responsável direto pelo desenvolvimento econômico e social para se tornar promotor e regulador desse desenvolvimento, transferindo, para o setor privado, as atividades que possam ser controladas pelo mercado.
- Abre espaço para a gestão da sociedade civil, principalmente através dos conselhos de direito e conselho tutelar. Que poderá de acordo com a cultura política local ter influência do “coronelismo”, “clientelismo” ou “populismo”. Mas o grande salto é a possibilidade do patrulhamento do poder.
- A contratação de Assistentes sociais, para desempenhar de acordo com a necessidade de cada espaço, atividades diversas, desde qualidade de vida no trabalho a orçamento sociais. O assistente social é chamado a atuar no campo do treinamento, reciclagem de pessoal e no desenvolvimento de programas, stress, dependência química, doenças sexualmente transmissíveis e outras infinidades de casos.
- A retração do Estado é o movimento onde o Estado deixa de atuar abrindo campo para a sociedade civil fazer o papel do Estado.
- A filantropia empresarial é quando as empresas investem em ações sociais para melhorar a sua imagem perante seus clientes. Para eles o investimento na área social é tão importante como a qualidade e o preço dos seus produtos.
- As grandes empresas atraem os consumidores com campanhas voltadas a ecologia, redução da pobreza e como resultado tem o aumento de sua rentabilidade no mercado.
- Experiência, criatividade, desembaraço, versatilidade, iniciativa e liderança apresentação em público, fluência verbal, habilidade no relacionamento e capacidade de sintonizar-se com as rápidas mudanças no mundo dos negócios. É ser a pá da tecnologia.
- A ação do trabalho voluntário pode colocar a profissão do assistente social em risco, uma vez que não possuem qualificação específica e nem formação acadêmica.
- A saída do capital é a precarização das relações de trabalho e o aumento do desemprego.
- O profissional deve estar atento aos movimentos sociais, a legislação que rege sua atuação, desenvolver a capacidade de compreensão das mais variadas situações que acontecem no trabalho diário, ter vontade e iniciativa para resolver as demandas, saber encaminhar o usuário do sistema.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com