A Sociedade de Inteligencia e Coração
Por: Nille Benatti • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 4.264 Palavras (18 Páginas) • 250 Visualizações
MEMORIAL DESCRITIVO
1. DADOS DA OBRA
1.1. PROPRIETÁRIO – Sociedade de Inteligencia e Coração cpf/cnpj17.222.969/001-00
1.2. OBRA - operação de restauro das acasas existentes tombadas e implantação de novas edificações
1.3. ENDEREÇO - Avenida Amazonas, 1711. Regional Centro Sul. Bairro Nona Seção Urbana. Lotes 04, 05, 7A. Quarteirão 030.
1.4. INDICES IPTU - 009030 006 001-5 - 009030 006 001-6 - 09030 006 001-x
1.5. ZONA DE USO - 009
1.6. USO - comercial
2. EQUIPE TÉCNICA
2.1. Responsável pelo Projeto de Arquitetura - Aldo Prado & Nille Benatti
2.2. Responsável pelo Projeto Estrutural -
2.5. Responsável Técnico Execução – Século 30 Arquitetura e restauro – CREA 12.599/D
3. CONSIDERAÇÕES GERAIS
Este memorial descritivo refere-se à obra de restauro das acasas existentes tombadas e plantação de novas edificações para uso de comercial localizado na Av. azonas, nº 1.711, cidade Belo Horizonte.
Toda e qualquer dúvida que ocorrer durante a execução da obra, ou conflitos entre os projetos, ou intenções de alterações, deverá ser verificada junto aos autores dos projetos de Arquitetura e Engenharia.
O Mestre de Obra, Empreiteiro, Pedreiro ou qualquer outro profissional que atuar na obra em qualquer fase que seja deverá obedecer aos projetos, ao Memorial Descritivo e as informações fornecidas pelos autores dos projetos ou os responsáveis técnicos, respeitando as suas áreas de atuação."
4 PRELIMINARES
4.1 GERAIS
- Para iniciar a obra é exigido:
-Projeto aprovado na Prefeitura Municipal;
-Placa de obra dos Responsáveis Técnicos (conforme as ARTs);
-Ligação de água;
-Ligação de energia;
-Tapume;
-Barraco de obra conforme exigido na NR-18.
- Documentos exigidos na obra:
-Álvara de Construção (cópia);
-Um jogo dos projetos aprovados na Prefeitura Municipal e quando for exigido da
CELESC, Águas de Joinville, CBVJ, Fundema, etc;
-Um jogo completo dos projetos para manuseio na obra;
-Memoriais Descritivos e Especificações;
-Uma via da A.R.T./CREA dos projetos e execução;
-Matricula do INSS (cópia).
- Os níveis e alinhamentos do terreno devem ser verificados conforme o projeto.
- A locação da obra deve ser conferida preferencialmente com equipamentos de precisão, verificando-se qualquer possível discordância entre as medidas de projeto e as locais.
- Quando não for possível utilizar aparelhos de precisão fazer a conferência, além do esquadro, com as medidas fornecidas em diagonais no projeto arquitetônico.
- Conferir o esquadro da obra e todos os níveis e desníveis.
4.2 OBRA
- O terreno deverá ser preparado para a obra devendo ocorrer somente na área com brita.
- O canteiro de obra deverá ser na área da garagem com brita, evitando ao máximo o uso da área da piscina.
- Nas paredes onde ocorrer a união com a construção nova deverá ser removido o reboco e na estrutura existente fazer amarração com a ferragem.
- O material a ser retirado como entulho da obra quando não for possível o reaproveitamento deverá ter destinação final conforme a CONAMA 307/02 (Gestão dos Resíduos da Construção Civil) e NBR 15.112/04 e normas pertinentes do município.
5 FUNDAÇÕES
5.1 GERAIS
- As fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural específico, quanto ao tipo de fundação, as dimensões, armaduras, localização e traço de concreto dos elementos estruturais.
- Observar os níveis definidos no projeto arquitetônico e o posicionamento das paredes.
- Deverão ser observados as interferências da fundação com os projetos elétrico e hidrossanitário, prever as passagens para as tubulações tanto na horizontal como na vertical nas vigas.
- Recobrimento da ferragem deverá ser de no mínimo 2,5cm concreto com resistência de 18MPa ou maior.
- Deve seguir a norma da ABNT NBR 6122/96 – Projeto e execução de fundações e a NBR 6118/03 - Projeto de Estruturas de Concreto.
5.2 OBRA
- Executar os blocos das sapatas conforme o projeto, a locação e os níveis indicados no projeto, prevendo um lastro com concreto magro, caso o solo se apresente muito mole deverá ser reavaliada a fundação para uso de brocas, visto não haver sondagem.
- As vigas baldrame terão a largura de 15cm com 35cm de altura, deixar uma passagem com ø50mm para a ventilação nos dois banheiros e para a instalação elétrica no QD e caso necessário deixar passagens na horizontal para passagens diversas.
- Antes da execução do contrapiso colocar uma camada de 10cm de brita isolando o mesmo do solo.
- Executar as emendas da parte existente com a nova com o devido cuidado conforme recomendações do projeto estrutural.
- Na parede a ser executada junto à porta da garagem na frente deverá ser cravado duas brocas para sustentação da mesma.
6 ESTRUTURA
6.1 ESTRUTURA DE CONCRETO
- O concreto a ser aplicado deve ser calculado atendendo à norma NB-1/78 (NBR 6118) - Projeto de Estruturas de Concreto - da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).Todo o concreto estrutural deverá ser preferencialmente usinado.
- Toda estrutura deverá ser executada obedecendo as medidas e o posicionamentos indicados no projeto. O aço e o concreto a aplicar deverão estar descritos no projeto e memoriais específicos.
- Recobrimento da ferragem deverá ser de no mínimo 2,5cm concreto com resistência de 20MPa ou maior.
- Todos vãos de portas e janelas, cujas partes superiores não venham a facear vigas ou lajes, terão vergas de concreto, armadas em todo o vão, apoiadas no mínimo 20 cm de cada lado, na alvenaria.
- Todas as passagens de tubulação na estrutura deverão constar do Projeto Estrutural, serão feitas com caixas ou buchas adequadas em medida, e de modo a não enfraquecer a estrutura: na hipótese de se incorrer um enfraquecimento, a zona em questão será devidamente reforçada.
- As vigas externas e algumas internas deverão possuir alturas iguais as vergas das esquadrias, exceto quando indicado em projeto.
...