TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TIPOLOGIAS DA MADEIRA E SUAS APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  4/11/2017  •  Artigo  •  4.429 Palavras (18 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 18

TIPOLOGIAS DA MADEIRA E SUAS APLIÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Amanda de Brum de Quadros

Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Unisul

Email: .

Gabriela Shishito Nascimento

Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Unisul

Email: < gabriela1995@gmail.com>.

Juliano Juliani Pereira

Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Unisul

Email: < comin.juliano@hotmail.com>.

Rodrigo Campos

Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Unisul

Email: < rodrigo.mcampos@hotmail.com >.

Samara da Silva Leonardo

Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Unisul

Email: < samaraleonardo91@gmail.com>.

Prof. Eng. Diego Concer

Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo – Unisul

Email: < diegoconcer@hotmail.com >.

RESUMO

A madeira é o material mais antigo utilizado na construção e em muitos outros setores. Ela está presente na vida humana há milênios e cada fez mais buscamos maneiras de reinventar formas de adapta-las as nossas vidas.

A madeira é um material de baixo custo e suas propriedades na hora de construir são inúmeras. O risco biológico é relativamente baixo, possui baixo consumo de energia, durabilidade e resistência. Nos últimos anos a madeira voltou a ser vista com sofisticação.

Palavra chave: Estrutura de madeira, tipos de madeira, vantagens da madeira.

  1. Introdução

No Brasil a madeira é empregada para diversos fins, como em construções leves e pesadas, linhas de transmissões elétricas, aeromodelismo, carroceria de caminhão, construção de pianos, carpintaria, formas para calçados, trabalhos hidráulicos, cabos de ferramenta e talheres, instrumentos musicais, artesanato, brinquedos, indústria moveleira, edificações em ambientes corrosivos, como a beira mar, indústria química.

O Estado de São Paulo é o maior consumidor de madeira tropical do Brasil, sendo a construção civil e moveleira os setores de maior consumo.

Ainda existe muito preconceito quanto ao uso da madeira, isso deve-se ao desconhecimento do material. A madeira é um material extremamente flexível. E uma das maiores vantagens desse material é que sua fonte é renovável que durante a sua produção (crescimento) a arvore consome impurezas da natureza, transformando-as em madeira.

Graças a ductibilidade e leveza de sua estrutura a casa de madeira adapta-se as todas as regiões do planeta, diferentes altitude, solos, relevos mesmo quando inapropriados a construção de alvenaria.

As características isolantes da madeira proporciona uma importante economia de energia se comparada a uma casa de alvenaria, cerca de 30% a menos. A madeira por ser mais leve que o aço e o concreto armado, o transporte sai mais barato. Isso reduz os custos da construção e pode diminuir os custos com transportes.

Construções em madeira contribuem para a redução do efeito estufa do planeta. Durante a construção pouco se usa agua, ao demolir todos os elementos são desmontados facilmente e podem ser reutilizados. Os prazos raramente são adiados, visto que não ficam sujeitos ao ciclo de cura das argamassas ou paralização devido à chuva.

A madeira controla naturalmente a umidade e a temperatura das dependências do imóvel, onde não prolifera umidade e bolor.

Nos países mais desenvolvidos, as casas individuais de madeira somam hoje mais de 80% das novas habitações no mundo. Países como Alemanha, França, Suécia, Bélgica, Canadá, Inglaterra e Noruega os números de edificações de madeira não para de crescer, devido a programas de incentivo e financiamento não só de casas, mais de hospitais, escolas e outros.

A madeira é uma matéria prima importante e versátil em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações. No Brasil a madeira é um produto pouco valorizado como material de construção embora seja encontrado em abundancia na natureza.

  1. Tipos de Madeiras

2.1 Madeira Laminada Compensada

O compensado é composto de um número ímpar de lâminas relativamente finas, coladas umas às outras, dispostas alternadamente, de modo que as fibras de uma se cruzem ou fiquem a 90º com as fibras das outras, visando equilibrar tensões e reduzir riscos de empenamento. [pic 1]

A madeira compensada apresenta algumas vantagens: resistência uniforme; eliminação de contração e, consequentemente, do aparecimento de fendas e empenamentos; obtenção de chapas de tamanhos variados; melhor aproveitamento da madeira.[pic 2]

  1. Madeira Transformada Reconstituída

[pic 3]

A madeira reconstituída é formada pela reaglomeração da madeira reduzida a fibras. Essas fibras são unidas sob pressão, sem a adição de ligante, apenas por intermédio da lignina que as fibras contêm.  Com a variação de pressão, durante a fase produtiva, obtêm-se placas com densidades diferentes. As placas   mais leves (soft board) são usadas para isolamento térmico e tratamento acústico, e as mais pesadas (hard board), pelas características de resistência, são empregadas principalmente como elementos estruturais. [pic 4]

As vantagens que esse material apresenta são: homogeneidade; resistência mecânica; durabilidade; permite ser cortado, furado, estampado, curvado, dobrado e colado; superfície externa lisa e plana, ótima para receber pintura e revestimento; qualidade e propriedades iguais em todas as direções relativas ao plano da chapa.

  1. Madeira transformada Aglomerada

É formada pela reaglomeração de madeira reduzida a pequenos fragmentos, birutas (aparas de madeira), maravalhas (lascas e cavacos) ou flocos. As chapas de madeira aglomerada são homogêneas (sem veios ou nós), fabricadas com partículas de madeira ou outros materiais, aglutinados por meio de uma resina e, em seguida, prensados sob altas temperaturas. [pic 5][pic 6]

Durante o processo de produção, são adicionados diversos produtos químicos para evitar o mofo, a umidade, o ataque de insetos e aumentar a resistência ao fogo. As vantagens do uso das madeiras aglomeradas são: permite revestimento de um ou dois lados; é resistente à flexão e à ruptura, absorção de som e retenção de calor; posição sem direção definida das superfícies das partículas, aumentando a resistência.

  1. Aglomerado

A chapa de aglomerado é formada por três camadas de densidades diferentes. Suas duas camadas externas são duras, densas, compactas, lisas, com espessuras iguais e de partículas finas. Sua camada interna é menos densa e possui porosidade suficiente para absorver as tensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (845.3 Kb)   docx (607.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com