A Teória e História I
Por: RafaelaCassol • 1/11/2017 • Trabalho acadêmico • 13.000 Palavras (52 Páginas) • 240 Visualizações
MESOPOTÂMIA | |
LOCALIZAÇÃO | □ Entre os rios Tigres e Eufrates. |
SURGIMENTO | □ Áreas férteis próximas aos rios. |
FATORES REVOLUÇÃO SOCIAL E URBANA | □ Invenção da escrita: permitiu os primeiros registros sobre a produção de alimentos e trocas comerciais; transmissão de conhecimentos; □ Arado com rodas e puxado por bois: permitiu um aumento das áreas cultivadas. |
ESCRITA | □ Descoberta pelos sumérios. □ Técnica da cerâmica. □ Escrita cuneiforme: Utilizando uma ferramenta em forma de cunha, os caracteres gráficos eram desenhados em baixo relevo sobre tabuinhas de argila queimadas em fornos. □ Registros de mercadorias. □ Esboços. |
EVOLUÇÃO TÉCNICA | □ Arado puxado por bois. □ Roda: carruagens de guerra. |
ORGANIZAÇÃO SOCIAL | □ Estado-hidráulico: técnicas para canais de drenagem. □ Os sumérios fundaram as primeiras cidades-estados. □ Cada cidade-estado (cercada por muros) era governada por seu soberano (Patesi), representante de Deus na Terra; □ O povo sumério era guerreiro e expansionista; □ Cidades- estados independentes: eventualmente uma cidade-estado tomava outra e a dominava por algum tempo; □ Administração: socialismo- teocrático. □ Organização: ao redor de templos dedicados ao deus ou deusa patrono da cidade (ao qual cabia a proteção). □ Produção agrícola: controlada e distribuída por um rei-sacerdote e toda a população estava sujeita ao pagamento de tributos ao estado. |
ARQUITETURA E URBANISMO | □ Organização: em volta do templo principal. □ Recinto murado: modo regular e ortogonal (templo, palácio do rei e armazém). □ Cidades sumérias: importantes centros comerciais e rotas para o transporte de mercadorias, utilizando os rios. □ As terras cultiváveis localizavam- se fora do recinto murado. □ As cidades eram setorizadas em comércio, moradia e religião (templos). Dirigentes sumérios: atributos religiosos e militares. |
MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS | □ Soberanos: autopromoção (figuras icônicas em função de suas peripécias bélicas – o rei herói). □ Sumérios: retratavam a guerra (selvageria humana) - glorificação das vitórias militares. □ Inexistência de perspectiva. □ Esculturas: representações humanas. □ Olhos: o canal de comunicação com deus. □ Homens: representados sentados ou em pé. □ Mãos: posição de reza (as estátuas tinham cunho religioso); □ Vestimentas: uma espécie de saia; □ Dorso: desnudo acima da cintura; □ Cabelos e barba: longos. □ Assírios: palácios com belos relevos esculturais e justificativa religiosa. □ A arte dos entalhadores: combinação de realismo e mitologia. □ Rei: instrumento da justiça divina, sendo sempre bom e justo, enquanto o inimigo era mentiroso, mau e impuro. |
DIVISÃO DO TRABALHO | □ Suméria: separação de classes sociais (fazendeiros, barqueiros, pescadores, criadores de animais, negociantes, artesãos e etc. □ Trabalhavam nos campos de cultivo fora do recinto da cidade. |
ECONOMIA | □ Terras cultiváveis: 1/3 para os deuses (armazenagem), 1/3 para o rei, escribas (habitantes do palácio) e 1/3 dividido entre a população de trabalhadores. □ Cultivo de grãos: milho, cevada, mostarda, trigo, lentilha, etc.; □ Criação: bovinos e carneiros; □ Pesca e caça: aves. |
CULTURA E CIÊNCIA | □ Sumérios: primeiros a desenvolver estudos na área da astronomia e da matemática, a organização do ano em 12 meses e a s semanas em 7 dias, a divisão do dia em 24 horas, a crença nos horóscopos e nos dozes signos do zodíaco, o hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da lua e o processo aritmético da multiplicação. □ Primeiras escolas. |
LEIS E CÓDIGOS | □ Primeiras normas: regular as relações sociais. □ O princípio de Talião: falso testemunho, roubo e receptação, estupro, família, escravos e ajuda a fugitivos. □ Código de Hamurabi: permitia que as pessoas fizessem justiça pelas próprias mãos, punindo os criminosos na mesma proporção em que cometeram seus delitos – olho por olho, dente por dente. |
CRENÇAS E RITUS | □ Politeístas: deuses relacionados às forças da natureza e aos sentimentos humanos. □ Organização física das cidades: relacionava-se a um templo principal (o Zigurate), dedicado a um deus-patrono protetor. |
ZIGURATE | □ Estrutura em forma de pirâmide escalonada. □ Função: observatório astronômico. □ Construção: sobre uma colina artificial em plataformas sucessivas, destacando-se o centro monumental. □ Em torno: armazéns (silos), oficinas, palácio real e espaços para os sacerdotes. □ Contraforte: elemento estrutural e estético erguido com tijolos de barro maciços e cozidos ao sol. □ Rituais: buscavam assegurar a prosperidade da cidade. |
ZIGURATE DE UR | □ (2.100 a.C.): □ Templo edificado durante o reinado de Ur-Nammu em homenagem à divindade lunar Nanna. |
TEMPLO DE ERIDU | □ (5.000 a 3.800 a.C.) □ (Templo mais antigo encontrado. □ (Dois eixos de organização espacial: longitudinal e transversal. □ (Compartimentos: paralelos e, no centro, há um espaço para oferendas. |
TEMPLO DE ECKUR | □ Casa na montanha (3000 a.C.) □ Localização: cidade sagrada de Nippur; □ Dedicado ao principal deus sumério, Enlil – Deus do Ar. |
TEMPLO DE URUK | □ Templo Branco (3.000 a.C.) □ Localização: Uruk (em homenagem ao deus do céu, Anu). □ Construção: 12 metros de altura e tijolos de barro posteriormente caiados. |
MATERIAIS | □ Pedras e madeira: escassos. □ Argila: principal matéria-prima empregada nas edificações. □ Técnica da taipa de adobe (terra socada). □ Tijolos de barro cozidos ao sol. □ Apenas nas coberturas utilizava- se a madeira. □ Não utilizavam argamassa, apenas betume. |
RESIDÊNCIA | □ Casas: moradia e comércio. □ Pavimento térreo: serviços domésticos e comerciais (dependências dos escravos e convidados). □ Pavimento superior: somente às dependências dos familiares. □ Planta: em torno de um pátio central. □ Existia latrina. □ Sem espaço para banho. |
PLANO DE UR | □ (2.000 a.C.) □ Zona residencial da cidade de Ur: irregular. □ Ruas: estreitas alargando-se quando próximas à cidadela murada (zigurate e palácio real) e a zona comercial. □ Portão norte, portão oeste, zigurate, recinto da deusa nanna (lua), armazém, recinto das sacerdotisas, templo de ehursag, mausoléu, tumbas reais, corte de justiça, residências pré-babilônicas, templo de enki – deus das águas, fortaleza / muralha, palácio de nabonide, santuário neo-babilônico e residências neo-babilônicas. |
BABILÔNIA | □ Um dos mais prósperos centros urbanos da antiguidade. □ A cidade: implantada segundo uma distribuição ortogonal em duas partes separadas pelo rio Eufrates. □ No reinado de Nabucodonosor (600 a.C), vivenciou seu auge arquitetônico. □ Construção: muralhas, luxuosos palácios e jardins suspensos. □ Acesso à cidade pelo Portal de Ishtar – deusa da fertilidade. □ Painéis: relevos de leões e figuras míticas aladas. □ Ladrilhos policromáticos vitrificados. □ Os jardins suspensos. |
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