ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Por: Clara Habechian Nardin • 22/12/2017 • Trabalho acadêmico • 429 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação
Curso: ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplina: 3719 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalho: T1 – ANÁLISE DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Aluna: Clara Habechian Nardin
Professora: Karina Andrade Mattos
Bauru, outubro de 2017
Sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 ANÁLISE DO ARTIGO 3
2.1 PROBLEMA 3
2.2 HIPÓTESE 3
2.3 OBJETO 3
2.4 OBJETIVO 3
2.5 Referências 4
- INTRODUÇÃO
Este relatório foi elaborado com base no artigo “A Construção da Paisagem de Fundos de Vale em Bauru”, apresentado como tese de doutorado em 2005 pela professora Norma Regina Truppel Constantino. Tendo como objetivo analisar este artigo de acordo com os seguintes parâmetros: problema, hipótese, objeto e objetivo.
- ANÁLISE DO ARTIGO
- PROBLEMA
O Artigo analisado apresenta como problema a questão do traçado urbano majoritariamente técnico da área de Bauru, baseado na divisão das glebas dos fazendeiros tendo como partido a definição de uma malha ortogonal, sem considerar a topografia do local. As consequências desse traçado urbano inicial são a erosão do solo, enchentes e poluição da cidade.
A autora sintetiza o problema do artigo através do questionamento “Até que ponto esses instrumentos afetam a compreensão da paisagem como totalidade? ”.
Além da questão da falta de ocupação e permanência em fundos de vale, tornando-os espaços vazios.
- HIPÓTESE
Como hipótese, a autora apresenta a abolição da segregação entre o “natural” e o “construído”, por meio da valorização das características próprias da paisagem e suas potencialidades.
- OBJETO
O objeto de estudo da Prof. Ms. Norma Regina Truppel Constantino se dá na paisagem da cidade de Bauru, a partir das primeiras divisões de glebas até a construção da paisagem que hoje vemos.
- OBJETIVO
O artigo tem como objetivo valorizar a paisagem natural da cidade integrada com a construída, de maneira que as áreas de fundo de vale sejam aproveitadas, sendo percebido que o contato com a natureza qualifica o espaço da cidade.
...