ANÁLISE TCC/TFG
Por: Thaynara Campos • 18/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.202 Palavras (5 Páginas) • 566 Visualizações
UNIT – CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES
ARQUITETURA E URBANISMO
THAYNARA BARBOSA DE CAMPOS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ANALISE TCC/TFG
MACEIÓ-AL
2018
THAYNARA BARBOSA DE CAMPOS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ANALISE TCC/TFG
[pic 1]
MACEIÓ-AL
2018
SUMÁRIO
Análise do TCC/TFG 1- Arquitetura Sensorial para Deficientes Visuais: Adequações em Supermercados ......................................................................................................03
Análise do TCC/TFG 2- O Conservador em conflito: A Iluminação em Museus com Proposta para Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual.........................................03
Análise do TCC/TFG 3 - O Paisagismo como propulsor da experiencia Multisensorial: Parque Multisensorial para Pato Branco – Paraná.......................................................04
Análise do TCC/TFG 4 – Museu para deficiente Visual..............................................04
Análise do TCC/TFG 5 – Museu da Musica – Itu: Acessibilidade para deficiente visual em museus.................................................................................................................05
Análise do TCC/TFG 1- Arquitetura Sensorial para Deficientes Visuais: Adequações em Supermercados
Monografia apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais pela aluna Kelly Tavares. Seu intuito foi utilizar a Arquitetura como um meio facilitador para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Seu principal objetivo foi mostrar que a ausência da visão não impede os deficientes a realizem suas atividades, desde que haja maneiras facilitadoras.
Foram realizadas pesquisas e uma visita a unidade Consul, localizada no Ideal em Ipatinga, tendo como premissa básica o esclarecimento das possibilidades que um ambiente tem para se adaptar da melhor forma aos seus clientes. O local foi mapeado e fotografado para que pudesse ser feito um estudo sistemático que permitisse identificar os locais e os motivos que uma pessoa com deficiência teria a dificuldade ao acessar o local desejado. Assim, foi sugerido a adoção do piso tátil, informações em Braile, equipamentos com dispositivo de áudio para que o deficiente possa ouvir as marcar e os preços dos produtos.
Em suma, o presente trabalho busca garantir a igualdade, tornar espaços acessíveis para todos, visando que qualquer pessoa, independentemente de suas restrições, pode se desenvolver e aprender desde que hajam possibilidades que respeitem suas limitações físicas e mentais.
Análise do TCC/TFG 2- O Conservador em conflito: A Iluminação em Museus com Proposta para Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual.
Pesquisa realizada ao curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Moveis da Universidade Federal de Pelota, pela Aluna Geanine Vargas, sua analise tem o intuito de mostrar os problemas do controle da iluminação nas exposições dos acervos em Museus, para pessoas com deficiência visual.
Desta maneira pode-se considerar que esta pesquisa visa contribuir na sensibilização dos conservadores para o trabalho com a inclusão no interior dos Museus, trazendo soluções a serem tomadas no campo da iluminação. Conta-se que é necessária uma revisão bibliográfica que visa pesquisas voltadas as instituições museológicas e exposições que possam trabalhar de maneira inclusiva, focando na melhora do conforto humano principalmente das pessoas portadoras de deficiência visual.
Em suma, o presente trabalho mostra que o publico que frequenta os Museus traz consigo seu cotidiano, desta forma a instituição, que é um local de construção de valores a partir do patrimônio cultural precisam ser adaptados para todos os tipos de diferenças.
Análise do TCC/TFG 3 - O Paisagismo como propulsor da experiencia Multisensorial: Parque Multisensorial para Pato Branco – Paraná
Monografia apresentada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Mater Dei, pela Aluna Kamila Villwock. O trabalho traz como objetivo uma proposta da implantação de um Parque Multisensorial, com uma estrutura que possa receber todas as pessoas, podendo ser desenvolvidas a apropriação do espaço utilizando o desenho universal e explorando os sentidos humanos.
A pesquisa buscou os conceitos que tivessem relação com parques, praças e os sentidos, trazendo teóricos como Ponty, Rheingantz e Lynch, que são especializados nos sentidos humanos e sua interferência do meio. Foi realizada uma pesquisa de campo que buscava através do método de Analise Walkthrough o conhecimento dos espaços, seus usos e sensações dos lacais de lazer de Pato Branco, foi identificado os devidos problemas da localidade perante a falta de acessibilidade, dificuldade de acessos, falta de mobiliário urbano, com isso foi perceptível a necessidade da criação de espaços públicos que tivessem qualidade e que fossem inclusivos para toda a população.
Em suma, o presente trabalho utiliza a arte Multisensorial para solucionar os problemas, onde o individuo ao frequentar o espaço não receba apenas as sensações rotineiras, mas também outras sensações relacionadas ao bem-estar, lazer e relaxamento, trazendo estímulos gerados por influencias decorrente do espaço.
Análise do TCC/TFG 4 – Museu para deficiente Visual
Monografia realizada pela aluna Flavia Ponte do curso de Arquitetura, o trabalho refere-se a uma proposta do desenvolvimento de um espaço cultural, que possa ser totalmente acessível aos deficientes visuais e não simplesmente adaptados a esse público.
...