ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS
Por: Tayannara Silva • 24/5/2016 • Exam • 482 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA – UniCEUB
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA DAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS
PROFESSOR: ALINE MARIA THOMÉ ARRUDA
Estudo dirigido para 2ª avaliação
1. Diferencie o preconceito racial de marca, presente predominantemente no Brasil, do preconceito racial de origem, presente nos EUA. Mencione exemplos e pontos em que se pode perceber diferença entre os dois modelos e enfatize características presentes como preconceito velado e/ou a segregação. (ref. NOGUEIRA, Preconceito racial de marca e preconceito racial de origem)
2. No que consiste, de acordo com Roberto DaMatta, o “racismo à brasileira” e a fábula das três raças? De que forma a miscigenação influenciou no racismo velado no Brasil? Como, de acordo com autor, podemos comparar esse modelo de discriminação racial com o que predomina nos EUA? (Ref. DAMATTA, R. Digressão: A fábula das três raças, ou o problema do racismo à brasileira)
3. Relacione o “panafricanismo” como produto de negros no “novo mundo” e a existência de diversidade no continente africano em cujo a percepção das diferenças não se relaciona com a cor. (ref. APPIAH, Kwame Anthony. A invenção da África)
4. De que forma as crises econômicas incentivaram as migrações Japão-Brasil-Japão em diferentes momentos do século XXI? Quais aspectos culturais podem ser destacados no caso da migração dekassegui? (SATO, A. O movimento sociocultural dos (dekasseguis) nipo-brasileiros: representações e fronteiras vivenciadas)
5. Trace um panorâma geral das migrações de brasileiros para a Espanha, com ênfase nas ocupações principais no mercado de trabalho. De que forma as imagens exóticas e essencialismos são apropriados por esses brasileiros e incentivados pelos espanhóis? Cite exemplos. (ref. CAVALCANTI, L. A imigração brasileira na Espanha: mercado de trabalho, globalização e projetos migratórios)
6. Caracterize as diferenças entre o sujeito do iluminismo; o sujeito sociológico e sujeito pós-moderno. De que forma o autor justifica a afirmativa de que as Nações são comunidades imaginadas? (Ref. HALL, S. “A identidade cultural na pós-modernidade”.)
7. Defina o que é globalização, compressão espaço-tempo, “consumismo global” e os reflexos destes para a fragmentação, reforço e hibridação das identidades. (Ref. HALL, S. “A identidade cultural na pós-modernidade”.)
8. Segundo Huntington, de que forma se configurarão os conflitos internacionais no mundo contemporâneo? Explique a linha argumentativa do autor sobre a contraposição Ocidente x Outras civilizações. (Ref. HUNTINGTON, S. O choque de civilizações)
9. Sintetize a forma como Said entende os atentados de 11 de setembro de 2001. Quais são as fragilidades do argumento de Huntington, segundo este autor? De que forma a “guerra ao terror” pode ser justificada usando o argumento do “Choque de Civilizações”? Descreva a forma como o autor entende a ideia de “orientalismo” e de uso da cultura com objetivos de dominação (Ref. Said, E. Análise: O Choque de ignorâncias; Said, E. Cultura e Resistência)
10- Qual a percepção, segundo Said, dos diversos países do Oriente Médio acerca dos EUA? Como o autor entende a ideia de “oriente X ocidente”? Por que tanto desconhecimento sobre o islã? (Ref.Said, E. Cultura e Resistência)
...