AS QUESTÕES DA AV1 DE ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE EM DESIGN
Por: Victor Oliveira • 25/9/2021 • Trabalho acadêmico • 951 Palavras (4 Páginas) • 163 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO – FACHA
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE EM DESIGN – 20212S101J
Aluno: Matrícula:
vi
QUESTÕES:
- Cite duas características da arte grega do período clássico.
- Analise a pintura A dama com Arminho, de Leonardo da Vinci.
R: A modelo foi identificado como sendo Cecilia Gallerani, amante de Ludovico Sforça, “o Mouro”, durante dez anos.
A jovem aparece dirigindo a cabeça para o lado, girando-a ligeiramente por cima do ombro em atitude de escuta.
O elemento simbólico desta arte é constituído por um arminho, cuja expressão feroz contrasta com a serenidade da moça, era um dos emblemas de Ludovico. Este animal é sinal de nobreza, pureza e elegância. Talvez seja também sinal de astúcia e de caráter difícil.
A dama surge retratada na tela a meio corpo. Uma das suas mãos destaca-se principalmente pela delicadeza e virtuosismo.
A escuridão e o vazio do fundo fazem contraste com os vermelhos e azuis do vestido. Ao contrário da Gioconda, a figura destaca-se do fundo sem se fundir com ele. O seu contorno não se dilui na atmosfera do quadro. A iluminação lateral da personagem incide deliberadamente sobre a parte mais significativa do quadro: o rosto da jovem, a sua mão e o animal. Matiza suavemente as telas e a cara da personagem, tentando omitir contrastes cromáticos fortes que alterem a harmonia do quadro.
--- Pela cor da pelagem do Arminho é possível distinguir em que estação do ano a imagem foi retratada, pois a mesma muda de cor a depender da estação.----
- Analise a pintura A Santa Ceia, de Leonardo da Vinci.
R: A pintura A última Ceia retrata a cena bíblica onde acontece a última refeição com os discípulos antes de Jesus ser crucificado. O instante representado nesta pintura é o momento em que Jesus fala “ Um de vós me trairá”. E os discípulos se perguntam: “porventura serei eu?”. Podemos deduzir isso através dos gestos dramáticos e semblantes que representam inquietação e apreensão das pessoas representadas no quadro.
Apesar de anunciar que seria traído, Jesus está com um semblante sereno. Uma de suas mãos está apontada para o vinho e a outra para o pão, o que nos faz deduzir que está celebrando a ceia: Tomai, comei; isto é o meu corpo.” e “Bebei dele todos; porque este é o meu sangue”.
Leonardo da vinci, queria retratar “a intenção da alma humana” através de gestos e movimentos dos membros. Analisando o quadro podemos perceber que a narrativa é criada através da composição calculada rigorosamente e equilibrada, onde os gestos e expressões dos personagens do quadro são de grande importância. Sejam expressões dramáticas dos discípulos, ou a expressão tranquila de Jesus.
Além disso, curiosamente, Jesus está disposto no meio do quadro, onde também estaria o ponto de fuga, que faz com que nosso olhar será direcionado primeiramente para ali.
No fundo do quadro podemos ver um pouco da arquitetura e paisagem natural (que se vê através da janelas), muito utilizado em pinturas do renascimento. Estes elementos servem apenas para compor o quadro e criar a sensação de profundidade ao quadro.
- Cite duas características de estilo e o nome da técnica utilizada na obra O Milagre da Multiplicação dos Pães e do Peixes.
- O que a estilização nos estilos românico e bizantino procura representar?
- Considerando a decoração dos capitéis, quais os três estilos da R: arquitetura clássica?
R: Dórica, Jônica e Coríntia
- Cite os animais-símbolos a que estão ligados os 4 Evangelistas na iconografia cristã, fazendo a correspondência entre eles.
R:São Matheus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque o seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo.
...