Arte de rua na AV. 23 de MAiO
Por: Fabinhokendokan • 20/9/2015 • Ensaio • 374 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
O que Mundano vem a criticar na sociedade através deste grafite?
Foi promovido pela prefeitura da cidade se São Paulo, um movimento artístico de intervenção visual urbana, na Av. 23 de Maio, em são Paulo, afim de caracterizar a cidade e estimular o turismo na região.
Juntamente com esse movimento, grafiteiros puderam afim ter um espaço para se expressar utilizando sua arte e tendo como tela os muros estendidos ao longo da avenida.
Dentre as obras, foi curioso interpretarmos uma de Mundano, “Troco um IPhone por dois litros d’água”, que nos veio a chamar atenção. A nosso ponto de vista, deixando em evidência que não possuímos nenhuma formação especifica para tal análise, pudemos notar vários elementos de crítica, tanto ao governo, quanto a desorganização social atual.
No grafite de Mundano, é exibido uma urna eletrônica utilizada nas eleições para cargos políticos no país, com a seguinte mensagem em sua tela “FIM”, sugerindo que esta situação tem que chegar ao fim. Outros elementos marcantes são o emblema da SABESP e alguns artifícios análogos a banheiros e torneiras, simbolizando a atual dificuldade, a falta d’água, e também um homem meio lagarto, talvez simbolizando os cargos políticos e seus ocupantes, que como os répteis tem sangue frio nas decisões que afetam o público em sua massa. Serras e sacos de lixo podem ser encontrados na imagem, possível referencia a poluição na cidade e ao desmatamento na Mata Atlântica, principal fator segundo especialistas em clima para a falta de chuvas no sistema Cantareira, o responsável por boa parte do abastecimento de água da cidade de São Paulo e região.
Este grafite e outros nos levam a refletir e analisar a situação social em que nos localizamos. Ao realizar o movimento na Av. 23 de Maio o prefeito conseguiu muito mais do que desejava no seu planejamento, conseguiu com que artistas preocupados com a sociedade conquistassem um espaço para expor sua visão da sociedade e pudessem deixar suas ideias e reflexões desta a todos aqueles dispostos a reparar na sua bela arte.
Redigido por:
Fábio Henrique Nº12 3ºB
Gabriel do Carmo Nº14
Higor da Silva Nº17
Leandro Eduardo Nº26
...