ATIVIDADE DA PRIMEIRA UNIDADE CONSTRUÇÃO DE UMA GALERIA DE ARTES
Por: Maria Eduarda • 12/9/2019 • Seminário • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
PROJETO ARQUITETÔNICO 1
CURSO BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO
DOCENTES: FLAVIA DANTAS; BÁRBARA VEIGA,
DISCENTES: MARIA EDUARDA C. S. DE ANDRADE; NILEYDE FERNANDES LINS.
ATIVIDADE DA PRIMEIRA UNIDADE
CONSTRUÇÃO DE UMA GALERIA DE ARTES
JOÃO PESSOA
2017
Sumário
- Introdução................................................................................................................. 03
- Condicionantes do projeto......................................................................................... 03
- Terreno...................................................................................................................... 04
- Projeto correlato........................................................................................................ 05
- Programa de necessidade.......................................................................................... 07
- Fluxograma............................................................................................................... 07
- Etapas de construção da maquete............................................................................. 08
- Desenhos arquitetônicos do projeto.......................................................................... 09
- Referências................................................................................................................ 11
Introdução:
A obra tem como principal objetivo proporcionar uma vivência ativa entre o espectador e o espaço, oferecendo conforto, flexibilidade e acessibilidade. Também promove a divulgação de novos talentos, oferecendo programa educacional (trabalhos, palestras, etc...).Além da apresentação de artistas já consagrados, criando um acervo artístico que possibilite o acesso da comunidade aos bens culturais, aproximando-os á obras contemporâneas.
O projeto preserva e faz uso da área verde, tornando assim uma arquitetura harmoniosa. Devido à baixa inércia térmica foi criado uma parede e um teto verde, ajudando a resfriar no verão e aquecer no inverno. Além disso, foi usado um sistema de aproveitamento dá água da chuva, indo para um reservatório, localizado no térreo da construção e sendo utilizada para limpeza dos banheiros, irrigação da parede verde e do jardim.
Condicionantes do projeto:
As condicionantes são os obstáculos determinado por fatores naturais aos quais a obra precisa adequar-se. Abaixo estão as condicionantes e as soluções encontradas para o projeto:
- Terreno: Possui um nivelamento considerável, é amplo e de forma trapezoidal. Com maior lado medindo 74,09 e o menor lado medindo 59,43.
- Vegetação: Terreno composto por vegetação de médio porte. O projeto propõe a preservação da mesma,possuindo assim uma arborização natural, porém, foi necessário deslocar algumas árvores no terreno.
- Orientação solar: A galeria possui a área de circulação e banheiros voltados para o Oeste consequentemente serão mais quentes. O projeto visando suavizar a temperatura desses ambientes propõe o uso de nichos em uma das fachadas, painéis ocos em forma de trapézio que brotam plantas, aliviando a sensação térmica, como também torna os ambientes mais amplos visualmente.
- Ventilação: Para área do salão de exposição a ventilação é feita por meio de pequenas aberturas criadas na cobertura da edificação permitindo uma boa passagem de vento natural e uma maior interação com a natureza.
- Luz: Iluminação zenital. Utilizou de pequenas aberturas criadas na cobertura da edificação, sheds, em forma de dentes de serra, envidraçadas, permitindo a entrada de luz natural.
- Legislação:
- Entorno: Natural e construído.
Terreno:
[pic 2]
Figura 1: Fonte: Representação do terreno e sua localização..
Localização: Bairro nobre do Altiplano, João pessoa/PB, próximo ao bairro Cabo Branco.
Dimensões do terreno: -Fachada Nordeste: 66,24m
-Fachada Sudoeste: 64,57m
-Fachada Noroeste: 59,43m
-Fachada Sudeste: 74,09m
Área: 264,33m²
Entorno: É natural e construído, apresentando algumas residências e uma área verde de tamanho considerável.
Acessos: São proporcionados por duas calçadas, uma na fachada Noroeste, Rua: Orlando di Cavalcanti Villar, estrada de terra sentido mão dupla de menor movimento de carros e a outra na fachada Nordeste, Av. João Cyrillo, estrada asfaltada de mão dupla com o maior movimento de carros, Av. que dá acesso à Estação Cabo Branco- Ciência, cultura e artes.
Projetos correlatos:
Os projetos aqui expostos nos auxiliaram no desenvolver de nosso projeto, contribuindo no entendimento e inspiração.
Vertical Living Gallery
[pic 3][pic 4]
Figuras 2 e 3: Vertical Living Galeria (fachada frontal). Fonte: http://www.archdaily.com.
Localização: Sukhumvit Road. Entre soi 34 e 36, Bangkok Tailândia
Ano: 2010-2011
Área do Projeto: 430 metros quadrados
Custo: 4 milhões de baht (33.000 USD)
Arquiteto: Sansiri PCL
Arquiteto Paisagista: Shma Company Limited
Designer de Interiores : DWP co.
Consultor de Iluminação: APLD co.
A Vertical Living Gallery, em Bangkok, na Tailândia, faz a diferença no projeto apresentando em sua fachada: nichos de painéis oco em forma de trapézio que brotam plantas nativas que emolduram de verde todo o edifício suavizando a rigidez geométrica da fachada. Abriga uma galeria e escritórios para a venda de apartamentos.[pic 5]
...