Arquitetura de compartilhamento de tempo
Tese: Arquitetura de compartilhamento de tempo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: licesilveira23 • 28/11/2014 • Tese • 311 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
distribuídos cooperativos.
Arquitetura Time-Sharing
Essa arquitetura é baseada em um processamento centralizado. Uma máquina, chamada de hospedeiro, é responsável por rodar todos os programas e gerenciar todos os recursos. O tempo de processamento é compartilhado pelos programas, simulando uma execução em paralelo. Os usuários têm acesso a esses serviços e recursos através de terminais conectados localmente ou remotamente. Esse terminais não possuem nenhuma capacidade de processamento e consistem basicamente de uma tela, um teclado e do hardware necessário para se comunicar com o hospedeiro. Essa arquitetura permite o compartilhamento da base de dados da aplicação tornando a informação disponível de qualquer terminal. Entretanto, com o surgimento de novas necessidades, como a interface gráfica e outros serviços que necessitam cada vez mais de processamento, esse modelo começou-se a tornar economicamente e fisicamente inviável já que todo o processamento é realizado em uma única máquina. Os exemplos mais conhecidos dessa arquitetura são os sistemas em Mainframes e alguns sistemas em UNIX.
Arquitetura Resource-Sharing
Essa arquitetura consiste de vários computadores (estações de trabalho) interligados, sendo cada um capaz de realizar seu próprio processamento. Alguns desses computadores são responsáveis em compartilhar e gerenciar recursos tais como impressora, disco, etc (servidores de rede).
Entretanto, a rede não é utilizada para proporcionar um processamento cooperativo entre as máquinas. Todo o processamento da aplicação é ainda feito por uma única máquina, havendo apenas o compartilhamento de recursos. Através dessa arquitetura é possível compartilhar a base de dados da aplicação, permitindo o acesso por várias pessoas simultaneamente. Mas como todo o processamento dos dados é realizado em cada máquina, a necessidade de um volume maior de informações torna inviável o tráfego de informações pela rede. Para resolver esse problema seria necessário que a máquina responsável em armazenar os dados fizesse um processamento local capaz de enviar uma quantidade menor de dados para a máquina que está processando a aplicação.
...