Arquitetura do Art Nouveau
Por: ljkremer • 18/4/2016 • Relatório de pesquisa • 426 Palavras (2 Páginas) • 629 Visualizações
ART NOUVEAU
O Art Nouveau foi um movimento artístico que influenciou a arquitetura, o design, as artes plásticas e as artes gráficas. Este movimento teve início em 1890 na França, se espalhando primeiramente pela Europa, e depois para outros países, incluindo o Brasil. Teve grande destaque no mundo das artes até a década de 1920.
O movimento se tornou visível internacionalmente depois da abertura da galeria parisiense L’Art Nouveau, fundada em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing, e, principalmente, pelo projeto de redecoração da casa de Bing, exposto na Exposição Universal de Paris em 1900.
A principal intenção dos artistas ao criarem o Art Nouveau foi marcar a diferença que existe entre a industrialização e o trabalho manual, valorizando os traços encontrados na natureza, mostrando sua complexidade e sinuosidade, enfatizando o desafio que a industrialização teria para aliar produção em massa e o mundo das artes. Era uma provocação ao poder que as máquinas exerciam naquela época.
Quanto à forma, o estilo buscou a originalidade, quebrando a tradição. Foram adotadas linhas de origem floral ou animal, delicadas, sinuosas, ondulantes e assimétricas, com o uso de tons frios. Foram explorados novos materiais, como o ferro, o vidro e o cimento.
A Arquitetura do período conta com edifícios com linhas curvas, delicadas, irregulares e assimétricas, com forte uso de mosaicos e mistura de matérias. Os ambientes internos e externos são articulados, unindo forma e função, ornato e estrutura.
Entre outros arquitetos que adotaram essas formas, pode-se destacar Antoni Gaudi com a Catedral da Sagrada Família, situada em Barcelona. A construção teve início em 1882 e continua inacabada devido sua complexidade e a morte de Gaudí.
O movimento deu grande importância ao design, deixando de lado a pintura. O grande destaque foi o desenvolvimento de cartazes, que se difundiu devido a criação da litografia colorida, e os objetos de decoração, como cerâmicas, luminárias, vasos, etc. Foram criados também novos estilos e formatos de letras, marcas comerciais, layouts de impressão e padrões diferenciados de estampas.
No Brasil, o Art Nouveau foi comumente chamado de “arte floreal” e acabou surgindo por influência da produção europeia no começo do século XX. O estilo penetrou no Brasil principalmente na pintura artística e na arquitetura. Acabou sendo usado para ostentar a riqueza das altas classes da sociedade, que gostavam de mostrar que “estavam na moda”. As principais manifestações desta arte na arquitetura surgiram em São Paulo, Belém e Manaus, devido à riqueza dos fazendeiros de café e do próspero ciclo da borracha. Assumiu aspectos diferenciados segundo as regiões e a personalidade e formação dor arquitetos que o adotaram.
...