Arquitetura dos Sistemas Operacionais
Por: Giovanna Almeida Leite • 17/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 385 Palavras (2 Páginas) • 330 Visualizações
Relatório – Sistemas Operacionais
WINDOWS
A API do Windows é a interface de programação da família de sistemas operacionais
Microsoft Windows. Ele fornece serviços usados por todos os aplicativos baseados no Windows para
permitir que os aplicativos forneçam uma interface gráfica do usuário (GUI), acessem recursos do
sistema, incorporem áudio e muito mais. A API consiste em milhares de sub-rotinas documentadas.
As principais categorias de funções da API do Windows incluem Serviços Base, Serviços de
Componentes, Gráficos e Multimídia, Mensagens, Rede e Serviços da Web. Há também diferença
entre as versões x86 e x64. Estes dados são referentes à arquitetura do sistema. Os Windows que
tem arquitetura x86 são de 32-bits, enquanto os de arquitetura x64 já são de 64-bits. A vantagem
principal certamente é a possibilidade de se utilizar mais de 4 GB de memória em sistemas 64-bits.
LINUX
A arquitetura do sistema operacional Linux é subdividida em hardware, Kernel, Biblioteca de
funções padrão, Shell e Aplicações. Kernel é a camada responsável pela interface entre o hardware e
as aplicações. Como próprio nomo diz, kernel (kernel é a palavra núcleo em inglês) é o núcleo
responsável pelas funções essenciais e necessárias para o funcionamento do Sistema Operacional.
Biblioteca de funções padrão é a camada que permite o acesso a recursos através da execução de
chamadas feitas por processos. Tais chamadas são geradas por funções padrão suportadas pelo
kernel. O Shell é um processo que executa funções de leituras de comandos de entrada de um
terminal, interpreta estes comandos e gera novos processos, sempre que requisitados. É conhecido
também como interpretador de comandos. E as Aplicações é camada mais conhecida e mais
próxima do usuário comum. Aplicações são programas com os quais interagimos ao usar o sistema
operacional.
MACOS X
O núcleo do macOS é um sistema operacional certificado Unix, construído em torno de um
núcleo XNU com recursos básicos Unix acessíveis por meio de uma interface de linha de comando.
Pouco antes do lançamento do Mac OS X a Apple lançou esse núcleo como Darwin. Baseando-se
nesse núcleo, a Apple projetou e desenvolveu um número de componentes de código fechado
(closed source) de licença proprietária, incluindo a interface Aqua e o Finder (o sistema de
gerenciamento
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