Art nouveau
Por: CardosoPriscylla • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.536 Palavras (7 Páginas) • 1.456 Visualizações
TEMA: MOVIMENTOS ARQUITETÔNICOS PÓS-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E HABITAÇÃO ¹
Aline Cristina Saraiva, Priscylla Cardoso²
Raíssa Muniz Pinto³
TÍTULO: Art Nouveau nas habitações
SUMÁRIO
Resumo ......................................................................................................................... 1
Introdução .................................................................................................................... 2
Arquitetura das habitações ............................................................................................ 2
A influência da art nouveau no mundo contemporâneo ................................................ 2
Características do movimento ....................................................................................... 3
Principais arquitetos do período .................................................................................... 4
Início da art nouveau no Brasil ..................................................................................... 5
Conclusão ...................................................................................................................... 8
Referências .................................................................................................................... 9
RESUMO
Este artigo aborda a ampla influência do estilo Art Nouveau nas habitações, mediante a sua arquitetura e a sua repercussão pelo mundo, distribuídos nas suas formas orgânicas linhas sinuosas e assimétricas decorrendo por diversos materiais construtivos como ferro, aço, vidro proporcionando .
Palavra chave: Art Nouveau. Influência. Habitações.
__________________________
¹ 2 check do paper da disciplina Arquitetura moderna e contemporânea da instituição Unidade de Ensino Superior Dom Bosco-UNDB.
² Alunas do 2º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNDB.
³ Professora,orientadora.
1. INTRODUÇÃO
Com o objetivo de buscar um estilo arquitetônico que refletisse e acompanhasse às inovações da sociedade industrial, foi consolidado o surgimento da Art nouveau. Tal estilo arquitetônico desenvolveu-se entre 1890-1918 na Europa e nos Estados Unidos espalhando-se pelo resto do mundo. O termo teve origem na galeria parisiense Maison de l’ Art Nouveau, atribui-se a arquitetura, design, artes gráficas e mobiliárias, com a intenção de atenuar as fronteiras entre belas-artes e artesanato para a valorização de ornamentações e estrutura, juntamente com a utilização de novos materiais como o ferro, o vidro e o cimento.
Os artistas almejavam representar seus sentimentos em suas imagens, que eram transmitidos através da linha pura. Evitava-se desta forma a lei da gravidade e a perspectiva, não havendo diferença de objeto e fundo. A assimetria dominava, e enfatizada, não existindo uma simples duplicação da forma.
2. ARQUITETURA DAS HABITAÇÕES DO ESTILO NOUVEAU
As influências da Art Nouveau na arquitetura podem ser percebidas por meio da utilização e mistura de novos materiais como o ferro, o metal, a pedra de moinho, aço aparente e as janelas de arco suspensas propondo uma arte diferenciada empregando importantes elementos como o espaço de circulação, a luz, o calor, a umidade e a segurança passaram a considerar na criação do projeto tornando-o mais funcional aliando-se forma à função.
O movimento destacou-se além de seus novos materiais foi as suas formas orgânicas e estruturas naturais (folhagens, flores, cisnes, labaredas e animais), mas também em linhas curvas, irregulares e assimétricas utilizadas muito em mosaicos além dos ornamentos decorativos. Todavia eram comuns nas habitações desse período hipérboles e parábolas em janelas, arcos e portas com molduras decorativas tentando harmonizar com as suas formas esquivando-se do estilo eclético, mas sempre defendendo a arquitetura orgânica.
3. A ART NOUVEAU E SUA INFLUÊNCIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Objetivando adaptar-se ao ritmo acelerado da vida moderna, à vida cotidiana e às mudanças sociais compreendidas pela mesma, a Art Nouveua reage ao historicismo da arte acadêmica do século XXI e as expressões líricas e sentimentalismo dos românticos por se inserir no coração da sociedade modernista. Revalorizando a beleza, a Art Nouveau, põe-se ao alcance de todos, através da articulação que a mesma mantém entre a arte e a indústria. Este estilo se descreve pela utilização de materiais industrializáveis e ao acabamento menos sofisticado, em virtude de certos princípios básicos da sua produção em série consequentes da adesão de tal estilo à lógica industrial e a sociedade de massas.
Assume-se assim como primeiro plano dos trabalhos, o movimento da linha que dita os contornos das formas e o sentindo das construções. A inspiração na antiguidade vigorava desde o século XV, em virtude disto, foi marcado uma mudança estética nas artes na segunda metade do século XIX, e as fórmulas baseadas no Renascimento começavam a dissipar-se dando lugar a Arte Nova, que se opunha ao historicismo, onde o mesmo tinha como temática de seu discurso a volta ao artesanato, a qualidade, e a originalidade.
Com tais mudanças proporcionadas pela consolidação de um novo estilo arquitetônico, a sociedade passou a aceitar novos objetos, roupas, tecidos, móveis, anúncios, joias e acessários, criados a partir de outras fontes resultantes de curvas assimétricas, formas angulares, botânicas, além dos motivos florais.
4. CARACTERISTICAS DO MOVIMENTO
Como os artistas queriam ser o diferencial entre a industrialização e os trabalhos manuais, passaram a valorizar os traços encontrados na natureza oferecendo complexidade e sinuosidade por meio dos materiais, formas e design. Então segue as principais características do movimento Nouveau:
- Utilização de materiais como, por exemplo, vidro, madeira e cimento;
- Oposição ao movimento romântico e à valorização das expressões sentimentais nas artes;
- Valorização de temas ligados à natureza (plantas, flores, árvores e animais) retratados com linhas em movimento, dando valor às formas;
- Uso de arabescos em ilustrações;
- Uso de cores com tonalidades frias nas pinturas;
- A figura feminina é muito retratada nas pinturas e ilustrações;
5. PRINCIPAIS ARQUITETOS DO PERÍODO
A inspiração na antiguidade para consolidação de novos estilos arquitetônicos vigorava desde o século XV, desta forma diversos arquitetos tiveram este método como influência para concepção de suas obras.
EUGÈNE EMMANUEL VIOLLET-LE-DUC (1814 – 1879)
Renomado arquiteto que obteve a construção da sua formação profissional nas áreas da Arquitetura e do desenho. As grandes experiências vividas pelo arquiteto em canteiros de obras proporcionaram a ele o domínio das técnicas construtivas, os estilos arquitetônicos, e principalmente sobre a arquitetura da Idade Média. À medida que era identificada o estilo medieval como herança cultural e do passado, ressurgiam interesses para estudos deste estilo arquitetônico.
...