Monografia Art Nouveau e Vila Penteado
Por: Filene Monteiro • 30/9/2015 • Monografia • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 598 Visualizações
Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU
FIAM – FAAM – Centro Universitário
HISTORIA TEORIA ARQ.URB.NO SECULO X
Filene Monteiro Caldeira Leite
Marina Lopes Bonomi
Marisa
Influência Art Nouveau no Brasil
Vila Penteado
São Paulo
2014
Sumário
Enumeração das principais partes do trabalho, acompanhadas do respectivo número da página
(Faltam algumas partes que podemos intitular ainda)
- Introdução ......................................................................................................... 3
- Desenvolvimento .............................................................................................. 4
2.1.1 Art Nouveau- o estilo arquitetônico .......................................................... 4 - Conclusão ........................................................................................................... 5
- Referências ......................................................................................................... 6
1.Introdução
Parte inicial do texto, que apresenta o tema do trabalho.
BREVE HISTÓRICO SOBRE O PERIODO ART NOUVEAU NO BRASIL E SOBRE A VILA
(Achei que tem pouca coisa nessa introdução, temos de revê-la)
Aqui no Brasil “Eliseu Visconti e Lucílio de Albuquerque foram, entre os brasileiros, os que mais se aproximaram do Art Nouveau europeu. Mas o Art Nouveau acabou tendo uma das primeiras manifestações do estilo no Brasil através de Eliseu Viscont. Sua primeira contribuição que introduz o Art Nouveau foi, Estudo para a capa da “revue du bresil” – 1895, nas artes gráficas no Brasil.As características encontradas no Art Nouveau são linhas dinâmicas, ondulantes e fluídas em uma forma rítmica.
Segundo Herman Obrist em uma descrição publicada na revista Pan do quadro Cyclamen (1894), descrevia a obra como “curvas violentas e repentinas geradas pelo estalar de um chicote”.
(OBRIST, Herman ,Pan do quadro Cyclamen, 1894)
Já em São Paulo a referência para o estudo da Art Nouveau é o Edifício Vila Penteado, ela é a mais representativa de Art Nouveau, sendo que os outros contam com apenas poucos elementos do estilo, como por exemplo, em alguns ornamentos. Projetado pelo arquiteto Carlos Ekman em 1902, à pedido do Conde Álvaro Penteado, seu uso original foi o residencial que abrigou duas importantes famílias paulistas, a do próprio Conde Antônio Álvares Penteado e a de seu genro, Antônio Prado Junior. E em 1949 o prédio foi doado à USP. Vila Penteado é constituída por dois pavimentos, com mais de 60 cômodos, são duas casas em uma só, no seu interior podemos encontrar como característica Art Nouveau os dourados franceses nos capitéis, figuras de raízes e mulheres e itens importados como a lareira e o candelabro, flores tratadas com efeitos tridimensionais e o uso da madeira tirando partido do contraste causado pelas superfícies escuras e envernizadas. É fácil perceber a possível influência Inglesa, Belga, Japonesa e Italiana. Hoje funciona a sede da Pós Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP.
2.Desenvolvimento
Parte principal do texto, que contém a exposição do assunto.
2.1.1 Art Nouveau- o estilo arquitetônico
O estilo arquitetônico Art Nouveau desenvolve-se inicialmente na cidade de Paris, em uma galeria denominada L’art Nouveau. Surgiu como uma tendência arquitetônica inovadora, apresentando um estilo estético e artístico, marcado por linhas irregulares, curvas, inspirado por formas orgânicas. As obras arquitetônicas desenvolvidas neste estilo apresentam mosaicos e pinturas, muitas vezes voltado para a natureza, valorizando o trabalho artesanal. É nesse período que o movimento relaciona-se com os ideais da 2º revolução industrial, devido a exploração de novos materiais, como o ferro, vidro e cimento. Esse estilo difundiu-se através dos anos pelo mundo todo, mas tem maior abrangência na Europa.
No brasil, o art nouveau teve destaque entre os anos 1900 e 1905, principalmente na arquitetura e na pintura decorativa.
O art Nouveau representa para nós aquilo que não se representou para
A Europa. Lá ela estava ligada as origens do liberalismo e do nacionalismo.
Aqui, aportou como mercadoria exótica. Acompanhou a insegurança da nossa
Industrialização, nos primeiros anos da Republica. Acabou por sofrer
Completa revisão e se incorporou à nossa vida, dentro daquilo que
Oswald de Andrade chamou à nossa ‘ capacidade antropofágica’. Foi, portanto, uma
...