Artes na escola
Por: clovis paulo • 16/4/2015 • Monografia • 692 Palavras (3 Páginas) • 422 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
PEDAGOGIA 4ºA N
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
Anhanguera Educacional
2015
FACULDADE ANHANGUERA
Questões
- como a infância é percebida na sociedade contemporânea?
2- Quais são os pressupostos que essa percepção determina para a organização do trabalho didático - pedagógico com as crianças?
Trabalho desenvolvido na disciplina de Organização e Metodologia do ensino Fundamental, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Auto desenvolvimento, sob orientação da Professora Marta Alice.
Anhanguera Educacional
2015
- Como a infância é percebida na sociedade contemporânea?
Temos na contemporaneidade uma nova ideia de criança, uma imagem construída e transformada por adultos. Esquecendo-se de sua essencial especial que é o brincar, se divertir e ser totalmente livre de anseios e preocupações. Não podemos perder de vista essa infância, onde o único objetivo que a criança tem é o lúdico e tem como única responsabilidade o brincar.
A infância hoje é uma construção social, a maneira como ela é entendida é determinada socialmente; a infância como construção social é sempre contextualizada em relação ao tempo, ao local e a cultural, variando a classe, o gênero e outras condições socioeconômicas. As crianças são atores sociais, participando da construção e determinando a própria vida; e também a vida daqueles que os cercam e da sociedade a qual elas estão inseridas. No entanto tem atividade e função.
No Brasil um numero considerado de crianças estão contribuindo com orçamento de suas famílias, e tem parte fundamental no cotidiano de suas casas; tais como cuidar dos seus irmãos, fazer comida e ate mesmo limpar a casa, função que o adulto responsável por ela deveria estar realizando plenamente.
O trabalho infantil é proibido e coibido pelas autoridades no Brasil sendo crime, mesmo assim existem muitas crianças nos faróis, nas ruas e em ônibus pedindo e trabalhando pelo seu “próprio sustento”. Lugar de criança é na escola, nos parques, nas praças e locais de brincar, sempre respeitando a sua ludicidade.
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andrade)
2- Quais são os pressupostos que essa percepção determina para a organização do trabalho didático - pedagógico com as crianças?
Matricula das crianças aos seis anos. No 1º ano do ensino fundamental as escolas devem acolher a criança e organizando seu cotidiano principalmente no que diz respeito as atividades relacionadas ao tempo e ao espaço, observar as múltiplas linguagens, bem como dialogar, negociar, combinar. As escolas devem providenciar para que as crianças usufruam de forma adequada o espaço externo e o espaço interno do ambiente escolar. As salas devem ter material de fácil acesso as crianças, uma proposta mais bem sucedida é organizar em “cantos”; da fantasia, da leitura, dos jogos... etc. Assim transformando a criança em protagonista de suas ações, fazendo ela perceber que faz parte do seu processo de ensino aprendizagem. A autônima é a consequência dessas ações.
...