PROJETO ARTE NA ESCOLA
Artigos Científicos: PROJETO ARTE NA ESCOLA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rosilene.silva4 • 18/11/2013 • 614 Palavras (3 Páginas) • 771 Visualizações
Projeto Identidade
“ME DESCOBRINDO
Justificativa
No berçário, é importante levar em conta dois processos que ajudam o bebê a desenvolver sua autonomia e consequentemente, expressar suas preferências: a imitação e a oposição. Desde muito novinhos (e se devidamente estimulados), os pequenos conseguem imitar gestos, sons e expressões dos adultos. Isso os ajuda a identificar-se com o outro ao mesmo tempo em que se diferenciam.
Objetivo
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e automonia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.
Procedimento
- Atividade: Encontrando minha foto
Na sala escondemos as fotos das crianças e pedimos para cada um encontrar a sua. Incentivando o reconhecimento de si mesmo e dos amigos. As crianças a procura de suas fotos. Que alegria quando me vejo na foto!
- Atividade: Varal com roupas
Em sala esticamos um varal com as roupas das crianças. Cada um identificou sua roupa dentre a dos amigos e em seguida auxiliamos a guardar em seu armário.
- Atividade: Brincadeira em frente ao espelho
Proporcionamos aos nossos bebês a oportunidade de se perceberem em frente ao espelho. Pintamos o rosto e pedimos para todos se olharem as crianças se beijaram e observaram-se.
- Atividade: Saco Surpresa
Preparamos um saco supresa com os pertences das crianças. Ao retirarmos os pertences questinamos as crianças sobre os mesmos, incentivando cada um a identificar o seu.
Metodologia
Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras do uso do espelho e da interação com os outros.
Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária. Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, dentar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrasta-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.
Conhecimento a reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias.
Criar histórias com fantoches conversando com as crianças sobre a novidade que cada um está vivendo.
Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobri as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).
...