As Origens Urbanísticas
Por: Giovanna.r • 22/8/2019 • Projeto de pesquisa • 345 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Giovanna Rosa dos Santos 19244466
Benevolo, Leonardo. As origens da Urbanística Moderna.
O livro do Leonardo Benevolo fala do urbanismo moderno que ocorreu antes dos processos técnicos e econômicos que deram início as cidades industriais. Consequentemente a técnica está atrasada e ele procura descobrir de onde vem o problema.
A industrialização trouxe muitas mudanças. A população jovem aumentou, distribuição da população foi alterada, visavam o trabalho industrial alterou a proporção cidade e campo e na economia ocorreu a diminuição dos custos e um aumento das quantidades.
As indústrias têxtis mudam sua organização de família para uma produção onde não é mais todos são responsáveis por tudo, mas que cada um tem uma parte especifica. As siderúrgicas passaram a alimentar a indústria mecânica. Isso acabou atraindo ainda mais famílias do campo, formando novas cidades e aumentando as que já existiam. Consequentemente com as pessoas mudando para as cidades começaram a ser feitas construções precárias, por não ter uma condição boa.
A teoria Malthus é a de que a cidade antiga mudava tão lentamente que parecia se imutável. Conceber uma cidade significava colocar uma forma arquitetônica precisa que pudesse resolver os crescimentos futuros. Rapidamente a extensão e seus inconvenientes higiênicos chegou à cidade como um todo e aquelas soluções arquitetônicas já não tinha o mesmo efeito
O Benevolo retrata bastante sobre o que a revolução industrial causou tanto na técnica quanto nas cidades, tanto os pontos positivos que foi a técnica tanto negativos como a mudança e o aglomerado de pessoas morando perto das fabricas. Ele analisa as experiencias urbanitas em ambientes industrializados para descobrir o atraso dessa técnica.
...