As Relações Humanas
Por: Rafael Magalhães • 5/11/2018 • Projeto de pesquisa • 675 Palavras (3 Páginas) • 158 Visualizações
EMENTA
Após a conclusão desta disciplina, o aluno estará capacitado a observar as relações humanas que ocorrem nos espaços construídos, permitindo que ele possa aplicar esse conhecimento em soluções plásticas que envolvam tanto a forma como as funções de bem estar inerentes ao espaço no processo de concepção projetual. A metodologia a ser utilizada para conduzi-lo a este objetivo é promover a análise do comportamento sócio espacial humano, avaliar a pós ocupação dos ambientes construídos, sem esquecer dos conceitos de mobilidade e acessibilidade, os quais priorizam o usuário e suas necessidades. A disciplina será composta da alternância entre aulas dialogadas e debates assistidos. A avaliação será realizada por meio de análises e estudos de caso, que deverão contemplar os conteúdos da disciplina, bem como suas leituras.
OBJETIVOS
Projetar espaços arquitetônicos que acolham o usuário, garantindo o atendimento de demandas do comportamento sócio espacial humano.
Elaborar avaliação pós- ocupação, considerando as necessidades do usuário e viabilizando a participação deste no processo.
Empregar procedimentos de acessibilidade e mobilidade na concepção arquitetônica, adequando as necessidades do usuário.
Solucionar espacialmente as necessidades do usuário, relacionando as condicionantes tecnológicas e de vivência.
Projetar espaços que considerem as necessidades humanas, resumindo princípios da percepção espacial.
CONTEÚDOS
1. Teoria da percepção e psicologia ambiental. Contexto social, cultural, histórico e econômico. Contexto e a apreensão espacial humana. Analogias formais na arquitetura e urbanismo. Analogias funcionais na arquitetura e urbanismo.
2. Forma arquitetônica. Introdução à teoria da Gestalt. Forma e Gestalt: ordenamento e estruturação, figura e fundo, tema e campo temático, formas e horizontes, unidades ou totalidades figurais. Arquitetura e Gestalt.
3. Forma bidimensional e tridimensional. Forma e simbologia. Percepção do usuário e compreensão espacial. Estruturação formal, técnica e metodológica do espaço. Estruturação formal versus percepção da forma.
4. Espaço vivido: vivência, permanência, necessidades, subjetividade e cotidiano. Espaço construído: tecnicismo, geometria, métrica, projeto técnico, construção civil. "Espaço vivido" versus "espaço construído".
5. Usuário, ambiente construído e aspectos simbólicos da percepção espacial: equilíbrio; configuração; forma arquitetônica; cheios e vazios; luz; cor; movimento; dinâmica; expressão. Teorias acerca da leitura de símbolos urbanos e arquitetônicos.
6. Espaço urbano e complexidade espacial. Territorialidade urbanística: simbolismos, conflitos sócio espaciais, construção de sentidos, as "práticas ordinárias do espaço", vivências, percepções e apropriações.
7. Lugar: conceituação. Lugar: entendimento sociológico e antropológico. Lugar: desde o Genius Loci até a cidade espetáculo. Lugar versus não lugar. Lugar, memória e símbolos arquitetônicos e urbanísticos.
8. Memória do lugar: estaticidade do espaço, dinâmica urbana, especulação imobiliária, gentrificação, caminhos, marcos visuais, pontos nodais, limites, bairros. Espaços de passagem. Ilhas sociais. Cidade contemporânea.
9. Topologia: circuitos; valores; qualidades do lugar; utilização e apreensão do espaço. Toponímia: reconstruções históricas; relações socioculturais; imaginário; significações e ressignificações do lugar.
10.
...