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Auditorium Building de Louis sullivan

Por:   •  10/12/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  1.477 Visualizações

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Auditorium Building

Luis Sullivan

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Fonte: https://www.stlmag.com/history/the-legacy-of-louis-sullivan-part-one-the-auditorium-building/#next

História do Edifício

O Auditorium Building (Edifício do Auditório) em Chicago é um dos projetos mais conhecidos de Dankmar Adler e Louis Sullivan. O edifício está localizado na 430 South Michigan. Considerando um marco histórico nacional, hoje o Auditório é a casa da Universidade Roosevelt.

O desenvolvedor, Ferdinand Wythe Peck, estava empenhado em reforçar o estado das artes em Chicago. Isso foi um negócio complicado em um momento de alta tensão após o Grande Incêndio de Chicago de 1871 e não muito depois do Caso Haymarket. Mas depois de organizar um festival de ópera de sucesso, Peck percebeu que havia um apetite pelas artes na cidade e que ele estava empenhado em torná-los mais acessíveis.

Para subsidiar o custo de um teatro, ele decidiu incluir um hotel de luxo e escritórios comerciais de geração de renda. A ideia de uma estrutura de uso misto ainda era uma ideia relativamente nova. Ele planejou lucros do hotel e dos escritórios para ajudar a manter baixos os preços dos ingressos.

Dankmar Adler e Louis Sullivan foram contratados para dar vida a este projeto grandios. O maior edifício em Chicago desde o incêndio de 1871. Louis Sullivan começou esboços preliminares em 1886 e o ​​prédio foi concluído em 1889, custando US $ 3.200.000. O extraordinário talento de engenharia de Dankmar Adler e o gênio arquitetônico de Louis H. Sullivan criaram esse prédio para refletir a maturidade cultural de Chicago. Talvez a obra-prima da Escola de Chicago, pelas soluções técnicas utilizadas e com uma organização interna inovadora para a época

Combinando espaço de hotel e escritório com um esplêndido teatro projetado para uma companhia de ópera, o Auditório foi um ponto de virada na carreira de Sullivan e um marco no desenvolvimento da arquitetura moderna.

O gênio de Sullivan para a ornamentação arquitetônica é exibido no interior do edifício, onde a maioria das salas públicas é luxuosamente acabada. O espaço interior mais grandioso é o próprio teatro, com quatro amplos arcos elípticos abrangendo a largura do teatro e decorados com relevos de gesso cobertos com folhas de ouro.

No entanto, a visão de Peck foi difícil de cumprir. O hotel e os escritórios não podiam sustentar financeiramente o teatro. Na década de 1940, o Auditório foi assumido pela cidade de Chicago e usado como centro de oficiais da Segunda Guerra Mundial.

 Em 1945, o espaço havia se deteriorado, sofrendo danos significativos à ornamentação de gesso de Sullivan. Para evitar que ele seja demolido, a Universidade Roosevelt adquiriu o prédio, mas não dispunha de fundos para restaurá-lo até 1963, quando um Conselho de Teatro do Auditório foi formado para arrecadar dinheiro para sua restauração. Sob a direção do arquiteto Harry Weese, o teatro foi maravilhosamente restaurado e reaberto em 1967. Foi declarado Patrimônio Histórico Nacional pelo Departamento do Interior dos EUA em 1975. Em 2001, uma grande restauração do Auditório do Teatro foi iniciada para devolver o teatro às suas cores e acabamentos originais.

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Auditorium Building em 1889                                             Auditorium Building nos dias atuais

Fonte: http://archiseek.com/2012/1889-auditorium-building-chicago-illinois/

Fonte: https://www.monument-tracker.com/es/guia/26407-edificio-del-auditorio.html 

Projeto

Frente à Michigan Avenue, com vista para o lago, ficava o hotel (hoje Universidade Roosevelt), enquanto os escritórios ficavam a oeste, na Wabash Avenue. A entrada do auditório fica no lado sul, sob a torre alta e alta de 17 andares. O resto do edifício é um uniforme de dez andares, organizado da mesma forma que a Marshall Field Wholesale Store de Richardson de HH Richardson.

Adler e Sullivan projetaram uma estrutura alta de estilo românico com paredes externas de alta carga. O projeto era uma curiosa combinação de um hotel e um bloco de escritórios envolto em formato de U em torno de um auditório com 3. 982 lugares para a ópera. É um edifício de granito e calcário de 10 andares com uma torre de 17 andares. Proclamados por muitos como a melhor acústica do mundo (em parte porque o auditório tem buffers em três lados). A base é fortemente rústica, como os palazzi renascentistas.

O ornamento exterior do Auditorium Building revela um momento importante na transição das atitudes de Sullivan em relação ao estilo histórico. Há um ressurgimento românico que prevalece na articulação maciça e geral da fachada. Arcos redondos e clássicos sustentam os topos das pilastras, enquanto pequenas janelas pontuam a parede externa. De muitas maneiras, a maciça massa do edifício revela as restrições das altas paredes de sustentação de carga, exatamente como na arquitetura românica de séculos atrás.

Já no seu interior, o auditório é profudamente decorado com ornamentos de relevo e estampas coloridas, o que deu à luz o grande talento de Sullivan para projetar a ornamentação. O interior do auditório (restaurado em 1967) é particularmente opulento e apresenta trabalhos em gesso dourado e inúmeras lâmpadas elétricas. A decoração, que é deslumbrante e propriamente teatral, não deve nada ao ecletismo histórico. O design acústico surpreendentemente eficaz do auditório foi o trabalho de Adler, que também foi responsável por todos os aspectos estruturais e mecânicos do edifício.

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Vista da fachada leste da Universidade Roosevelt                     Vista da fachada sul  da entrada do auditório

Fonte: https://www.stlmag.com/history/the-legacy-of-louis-sullivan-part-one-the-auditorium-building/#prev

Fonte: https://www.stlmag.com/history/the-legacy-of-louis-sullivan-part-one-the-auditorium-building/#prev

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Interior do auditório                                                       Interior do auditório          

Fonte:   https://www.archiweb.cz/en/b/auditorium-building-auditorium-theatre-of-roosevelt-university 

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