Auditorium Building de Louis sullivan
Por: thaylla mirraly • 10/12/2018 • Relatório de pesquisa • 1.394 Palavras (6 Páginas) • 1.526 Visualizações
Auditorium Building
Luis Sullivan
[pic 1]
Fonte: https://www.stlmag.com/history/the-legacy-of-louis-sullivan-part-one-the-auditorium-building/#next
História do Edifício
O Auditorium Building (Edifício do Auditório) em Chicago é um dos projetos mais conhecidos de Dankmar Adler e Louis Sullivan. O edifício está localizado na 430 South Michigan. Considerando um marco histórico nacional, hoje o Auditório é a casa da Universidade Roosevelt.
O desenvolvedor, Ferdinand Wythe Peck, estava empenhado em reforçar o estado das artes em Chicago. Isso foi um negócio complicado em um momento de alta tensão após o Grande Incêndio de Chicago de 1871 e não muito depois do Caso Haymarket. Mas depois de organizar um festival de ópera de sucesso, Peck percebeu que havia um apetite pelas artes na cidade e que ele estava empenhado em torná-los mais acessíveis.
Para subsidiar o custo de um teatro, ele decidiu incluir um hotel de luxo e escritórios comerciais de geração de renda. A ideia de uma estrutura de uso misto ainda era uma ideia relativamente nova. Ele planejou lucros do hotel e dos escritórios para ajudar a manter baixos os preços dos ingressos.
Dankmar Adler e Louis Sullivan foram contratados para dar vida a este projeto grandios. O maior edifício em Chicago desde o incêndio de 1871. Louis Sullivan começou esboços preliminares em 1886 e o prédio foi concluído em 1889, custando US $ 3.200.000. O extraordinário talento de engenharia de Dankmar Adler e o gênio arquitetônico de Louis H. Sullivan criaram esse prédio para refletir a maturidade cultural de Chicago. Talvez a obra-prima da Escola de Chicago, pelas soluções técnicas utilizadas e com uma organização interna inovadora para a época
Combinando espaço de hotel e escritório com um esplêndido teatro projetado para uma companhia de ópera, o Auditório foi um ponto de virada na carreira de Sullivan e um marco no desenvolvimento da arquitetura moderna.
O gênio de Sullivan para a ornamentação arquitetônica é exibido no interior do edifício, onde a maioria das salas públicas é luxuosamente acabada. O espaço interior mais grandioso é o próprio teatro, com quatro amplos arcos elípticos abrangendo a largura do teatro e decorados com relevos de gesso cobertos com folhas de ouro.
No entanto, a visão de Peck foi difícil de cumprir. O hotel e os escritórios não podiam sustentar financeiramente o teatro. Na década de 1940, o Auditório foi assumido pela cidade de Chicago e usado como centro de oficiais da Segunda Guerra Mundial.
Em 1945, o espaço havia se deteriorado, sofrendo danos significativos à ornamentação de gesso de Sullivan. Para evitar que ele seja demolido, a Universidade Roosevelt adquiriu o prédio, mas não dispunha de fundos para restaurá-lo até 1963, quando um Conselho de Teatro do Auditório foi formado para arrecadar dinheiro para sua restauração. Sob a direção do arquiteto Harry Weese, o teatro foi maravilhosamente restaurado e reaberto em 1967. Foi declarado Patrimônio Histórico Nacional pelo Departamento do Interior dos EUA em 1975. Em 2001, uma grande restauração do Auditório do Teatro foi iniciada para devolver o teatro às suas cores e acabamentos originais.
[pic 2] [pic 3]
Auditorium Building em 1889 Auditorium Building nos dias atuais
Fonte: http://archiseek.com/2012/1889-auditorium-building-chicago-illinois/
Fonte: https://www.monument-tracker.com/es/guia/26407-edificio-del-auditorio.html
Projeto
Frente à Michigan Avenue, com vista para o lago, ficava o hotel (hoje Universidade Roosevelt), enquanto os escritórios ficavam a oeste, na Wabash Avenue. A entrada do auditório fica no lado sul, sob a torre alta e alta de 17 andares. O resto do edifício é um uniforme de dez andares, organizado da mesma forma que a Marshall Field Wholesale Store de Richardson de HH Richardson.
Adler e Sullivan projetaram uma estrutura alta de estilo românico com paredes externas de alta carga. O projeto era uma curiosa combinação de um hotel e um bloco de escritórios envolto em formato de U em torno de um auditório com 3. 982 lugares para a ópera. É um edifício de granito e calcário de 10 andares com uma torre de 17 andares. Proclamados por muitos como a melhor acústica do mundo (em parte porque o auditório tem buffers em três lados). A base é fortemente rústica, como os palazzi renascentistas.
O ornamento exterior do Auditorium Building revela um momento importante na transição das atitudes de Sullivan em relação ao estilo histórico. Há um ressurgimento românico que prevalece na articulação maciça e geral da fachada. Arcos redondos e clássicos sustentam os topos das pilastras, enquanto pequenas janelas pontuam a parede externa. De muitas maneiras, a maciça massa do edifício revela as restrições das altas paredes de sustentação de carga, exatamente como na arquitetura românica de séculos atrás.
Já no seu interior, o auditório é profudamente decorado com ornamentos de relevo e estampas coloridas, o que deu à luz o grande talento de Sullivan para projetar a ornamentação. O interior do auditório (restaurado em 1967) é particularmente opulento e apresenta trabalhos em gesso dourado e inúmeras lâmpadas elétricas. A decoração, que é deslumbrante e propriamente teatral, não deve nada ao ecletismo histórico. O design acústico surpreendentemente eficaz do auditório foi o trabalho de Adler, que também foi responsável por todos os aspectos estruturais e mecânicos do edifício.
[pic 4] [pic 5]
Vista da fachada leste da Universidade Roosevelt Vista da fachada sul da entrada do auditório
Fonte: https://www.stlmag.com/history/the-legacy-of-louis-sullivan-part-one-the-auditorium-building/#prev
Fonte: https://www.stlmag.com/history/the-legacy-of-louis-sullivan-part-one-the-auditorium-building/#prev
[pic 6] [pic 7]
Interior do auditório Interior do auditório
Fonte: https://www.archiweb.cz/en/b/auditorium-building-auditorium-theatre-of-roosevelt-university
...