Bioclimatismo análise the history of bottle water
Por: ahahah • 10/9/2017 • Resenha • 332 Palavras (2 Páginas) • 321 Visualizações
Em um mundo de excessivo consumismo, onde até mesmos produtos que são encontrados no meio ambiente estão sendo comercializados, iniciativas para o bom uso do planeta tem sido cada vez mais requisitadas. A intensa alteração do ambiente natural pós-Revolução Industrial marcou a história dos meios de consumos e a pressão sob os recursos naturais.
A palavra globalização é definida como o processo que integra as sociedades de forma global e é o período de maior expansão do sistema capitalista. Com isso, muitas multinacionais lançaram mão de campanhas para lucrarem com produtos cada vez mais artificiais e industrializados. Assim foi o caso da venda de água engarrafada como mostra o vídeo “A história da água engarrafada”, ele questiona a falta de consciência ecológica de quem fabrica e compra garrafas plásticas de água enquanto poderiam consumir livremente água tratada da torneira. Essa prática causa não somente o aumento de resíduos que ajudam na poluição como o gasto de verbas que poderiam ser utilizadas para o tratamento de fontes contaminadas ao redor do planeta.
Há muito que se fazer para criar uma consciência mais sustentável. Desde a Conferência de Estocolmo, grandes reuniões de chefes de estados para tratar das questões relacionadas à degradação do meio ambiente foram realizadas. Nesses encontros os diversos países discutiam sobre melhorias estabelecidas como é o caso do abordado no texto base da Conferência Rio + 20, estabeleceu-se metas a serem cumpridas por todos os países presentes, como o aproveitamento de aterros sanitários para a produção de energia, tratamentos de resíduos, aumento da resiliência aos efeitos da mudança do clima e às mudanças ambientais.
Entretanto, mesmo com toda essa mobilização ainda é necessária uma educação ambiental para diminuir a pegada ecológica de cada pessoa. Mais propagandas tem que ser feitas para alertar como o consumo de produtos que podem ser encontrados de outras maneiras menos agressivas ao planeta são melhores para uma vida com maior qualidade. E uma melhor vistoria para conter as multinacionais de produzirem de maneira exacerbada produtos não biodegradáveis.
...